
“Se Bem nos Lembramos”, jornal escolar da Escola Secundária Vitorino Nemésio (ESVN), foi o grande vencedor da categoria B — Melhor Jornal de Escola — da edição 2022/2023 do Concurso Nacional de Jornais Escolares, uma iniciativa do PÚBLICO na Escola que já vai na sua 3.ª edição.
Segundo noticiou o jornal PÚBLICO esta segunda-feira, 30 de outubro, na sua edição online, depois de ter conseguido na edição anterior o segundo lugar na referida categoria, o jornal que é coordenado por Ana B. Pereira, de 16 anos, conquista agora o primeiro lugar do pódio, arrecadando um prémio monetário de 2.000 euros, financiado pelo Ministério da Educação.
Ainda incrédula, Ana B. Pereira diz ao PÚBLICO, que a equipa do “Se Bem Nos Lembramos” vai reunir para planear muito bem o que fazer com o prémio (dois mil euros) — investir na divulgação dentro da escola, num espaço para a redação e na melhoria das condições de produção estão entre as prioridades referidas.
O PÚBLICO na Escola é um projeto de educação para os media do jornal PÚBLICO, em parceria com o Ministério da Educação e a Fundação Belmiro de Azevedo.
Com este projeto o PÚBLICO pretende, segundo o regulamento do concurso, fomentar a literacia mediática, estimulando a prática de um jornalismo escolar crítico, imaginativo e de qualidade. Promover o conhecimento e debate da atualidade e aumentar a importância da utilização dos jornais escolares no processo de ensino/aprendizagem e na construção da identidade das escolas. Pretende também, fazer dos jornais escolares um instrumento cívico para a discussão de temas relevantes para a comunidade escolar e para a promoção de relações entre a escola e o meio envolvente. O projeto destina-se ainda a aprofundar o conhecimento da atividade jornalística e contribuir para o combate à desinformação.
O júri do Concurso Nacional de Jornais Escolares 2022/23 foi composto por Andreia Sanches (diretora-adjunta do PÚBLICO), Helena Soares (designer e professora), Isabel Leite (Edulog-Fundação Belmiro de Azevedo), José Carlos Sousa (Direcção-Geral da Educação), Luísa Gonçalves (coordenadora do PÚBLICO na Escola) e Teresa Calçada (ex-comissária do Plano Nacional de Leitura). Os prémios serão entregues no dia 5 de Dezembro, no auditório da redação do PÚBLICO em Lisboa.
PREMIADOS 2022/2023
CATEGORIA A
Melhor Jornal de Agrupamento
1.º prémio, atribuído pela Porto Editora, no valor de 2000 euros
Escrita Irrequieta
Agrupamento de Escolas de Branca, Albergaria-a-Velha
2.º prémio atribuído por PÚBLICO, no valor de 1000 euros
Comunica – Jornal Digital
Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima
CATEGORIA B
Melhor Jornal de Escola
1.º prémio, atribuído pelo Ministério da Educação, no valor de 2000 euros
Se Bem nos Lembramos
Escola Secundária Vitorino Nemésio, Praia da Vitória (Ilha Terceira)
2.º prémio atribuído pela Fundação Belmiro de Azevedo, no valor de 1000 euros
Coisas B(r)oas
Escola Secundária São Pedro, Vila Real
PRÉMIOS ESPECIAIS
Prémio Incentivo (ex aequo), atribuído pelo PÚBLICO na Escola, no valor de 500 euros + Workshop “Como fazer um jornal”
Jornal com Pinta
Agrupamento de Escolas Martim de Freitas – Centro Educativo dos Olivais, Coimbra e
Patrício´s News
Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Évora
Prémio Melhor Trabalho de Ciência, atribuído pela Fundação Belmiro de Azevedo, no valor de 500 euros
“Fí(si)ca Comigo”: O nosso quotidiano”, trabalho publicado no jornal Ponto & Vírgula, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, assinado por Ana Rita Brás Ferreira
Prémio Melhor Reportagem, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
“A educação por quem a trata por tu”, “Educação Sexual: Nas grelhas? Há. Nas salas de aula? Nem tanto.” e “Reportagem especial 25 de abril. O Silêncio que Multiplica as Vozes”, conjunto de três trabalhos do Jornal CREscendo, da Escola Secundária de Sampaio, Sesimbra, assinadas por João Pinhal
Prémio Melhor Design Gráfico, atribuído pelo PÚBLICO, no valor de 500 euros
ARTE|ON
Agrupamento de Escolas Vasco Santana, Odivelas
Prémio Melhor Trabalho de Cultura, atribuído pelo Plano Nacional das Artes, no valor de 500 euros
LIGA-T
Agrupamento de Escolas Garcia de Orta, Porto
Prémio 25 de Abril: melhor trabalho sobre Liberdade, atribuído pela Comissão para a Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, no valor de 500 euros
“Liberdade, porque a temos e queremos chamá-la nossa”
Margem Certa, edição n.º 2
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada
© PE
