OUTONO VIVO 2023 — CERIMÓNIA DE ABERTURA

Decorre até ao próximo dia 12 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e no Auditório do Ramo Grande, a edição de 2023 do festival literário, artístico e cultural “Outono Vivo”, transformando por estes dias, a cidade da Praia da Vitória, na capital açoriana da Arte e da Cultura.

A cerimónia de abertura do certame decorreu na noite desta sexta-feira, 27 de outubro, e contou com a presença da secretária regional da Educação e Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, para além de outras personalidades civis, religiosas e militares.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, não deixou de sublinhar a importância deste certame, que se apresenta como marco no calendário literário, cultural e artístico não só do concelho e ilha, mas do próprio arquipélago.

Segundo Vânia Ferreiras o Outono Vivo reúne todas as condições para se transformar num “grande encontro de literatura unindo as duas margens do Atlântico”.

“Acreditamos que este evento poderá crescer rumo à sua consolidação como um grande encontro de literatura no meio do oceano, unindo as margens atlânticas pelas marés das palavras e pelas viagens que os livros nos permitem. Essa é, assumo-o, uma das nossas ambições: fazer do Outono Vivo um grande encontro em redor da Literatura, mas, por essa via, incentivando outras expressões artísticas”, anunciou.

Vânia Ferreira relembrou ainda, que segundo dados de várias editoras, no ano passado, a feira do livro do Outono Vivo ocupou o terceiro lugar no top de venda nacional em feiras literárias.

Proferindo umas breves palavras, a secretária regional com a tutela da Cultura, evidenciou que o Outono Vivo é já uma marca identitária da Cultura da Praia da Vitória.

Falou também na cerimónia de inauguração do Outono Vivo 2023, a artista plástica Maria Jorge, autora da exposição “Rostos de Vida” patente na galeria da Academia de Juventude, cujo reportagem Praia Expresso publicará em breve.

O Festival Outono Vivo é organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e pela Cooperativa Praia Cultural, tendo na componente livresca, o apoio da Papelaria 96. Nesta edição estão disponíveis à volta de 50 mil livros na Feira do Livro provenientes de cerca de 90 editoras e chancelas.

Durante 17 dias, a Praia da Vitória acolhe diversos lançamentos de livros, conversas com escritores, espetáculos musicais e teatrais, workshops e oficinas literárias, além de exposições, cinema e sessões de autógrafos.

A feira do livro estará aberta de segundas a quintas entre as 12h00 e as 22h00; às sextas-feiras, das 12h00 às 23h00; aos sábados, entre as 10h00 e as 23h00; aos domingos, entre as 10h00 e as 22h00; no dia 31 de outubro, entre as 12h00 e as 23h00; e no dia 01 de novembro, entre as 10h00 e as 22h00.

A primeira noite do festival Outono Vivo 2023 culminou com um concerto, no bar da Academia, do consagrado artista terceirense Cristóvam.

PROGRAMA

© PE