
Deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 24 de outubro, um incêndio numa embarcação de recreio, na marina da Praia da Vitória, que foi dado como extinto pelas 12:30 horas, não havendo vítimas a registar.
O alerta foi dado pelas 08:40, dirigindo-se para o local, elementos e meios dos bombeiros voluntários da Praia da Vitória, profissionais do departamento de bombeiros do 65th Air Base Group, na base das Lajes, Proteção Civil municipal e regional, PSP, elementos da Capitania do Porto e do Comando-local da Polícia Marítima da Praia da Vitória, assim como tripulantes da Estação Salva-vidas da Praia da Vitória.
Segundo declarou o comandante da corporação de bombeiros da Praia da Vitória, Alexandre Cunha, à agência Lusa, “o incêndio deflagrou na casa das máquinas, no porão da embarcação”, aquando da realização de rotinas aos motores pelo mecânico da embarcação. Alexandre Cunha avançou que “havia um derrame de combustível muito grande e a dificuldade foi conseguir chegar lá abaixo. Nunca conseguimos porque a embarcação estava toda tomada”.
O incêndio levou três horas a ser extinto, ocorrendo diversos reacendimentos. A embarcação acabou por afundar, tendo a Polícia Marítima notificado o proprietário para remover a embarcação do local.
No local verificou-se uma mancha de poluição de hidrocarbonetos, que foi contida com recurso à colocação de barreiras de contenção, colocadas por elementos da Base Aérea N.º 4, de onde serão destacados meios para a recolha dos poluentes da água.
Combateram o incêndio 22 bombeiros e sete viaturas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória e 15 elementos do departamento de bombeiros do 65th Air Base Group, na base das Lajes. Ao todo estiveram envolvidos nesta operação cerca de meia centena de pessoas, entre bombeiros e elementos da proteção civil, da PSP e da polícia marítima.
© AMN | Foto: AMN | Video: Facebook Nuno Silveira | PE
