
Com data de lançamento marcada para o próximo domingo, às 14:00 horas, no bar da Academia de Juventude e das Artes da ilha Terceira, no âmbito do festival literário, artístico e cultural “Outono Vivo”, António Neves Leal lança o seu mais recente trabalho literário “Memórias – percurso variado e empenhado de um professor. 1º volume”. A obra será apresentada por Joana Leal, Luís Cota Moniz e Paulo Gonçalves.
Impresso, paginado e acabado na Sersilito-Empresa Gráfica, Lda., da cidade da Maia, que fez um trabalho cuidado e de grande qualidade, esta é uma obra de autor, cujo 2.º volume deverá dar à estampa em 2024.
Conforme escreveu o próprio autor no Facebook, é através de “uma dispersa geografia de vários espaços: Açores, Portugal, França e de diferentes cronologias, que se desenvolve a escrita” desta obra.
Sobre o conteúdo do livro, o autor mesta mesma publicação “facebookiana” optou por transcrever um excerto da introdução do livro:
“Ao longo das suas duzentas e oitenta e seis páginas, é feita uma descrição cronológica de vivências do biografado, desde o seu nascimento até ao Sismo dos Açores de 1 de Janeiro de 1980. Nos primeiros capítulos, aborda-se, com especial enfoque, como era praticado o ensino nas escolas de todos os níveis, por onde o autor passou como estudante e, mais tarde, como professor em Portugal e em França. Um caso único, como certo dia, salientou um Secretário Regional da Educação e Cultura, no lançamento de uma outra obra do autor.
Para além das radiografias escolares, o livro dá uma vasta panorâmica social, saborosa, condimentada com rituais e momentos pitorescos da cidade de Angra, Lisboa, e da Terceira, nos anos cinquenta e sessenta do século XX. Neste contexto, a Vila de São Sebastião assume relevo particular, com a evocação de pessoas e ocorrências especiais para a história do antigo concelho terceirense. Os capítulos da primeira parte do livro são dos mais cativantes para os leitores.
A dupla condição de aluno e professor reflecte-se na obra, através da diversidade de pontos de vista e na estilística da prosa. Os problemas e as situações são analisados de forma construtiva, isenta, por vezes eivados de alguma crítica e indignação, mas a que não faltam momentos de humor e boa disposição”.
“Memórias – percurso variado e empenhado de um professor. 1º volume”, voltará a ser apresentado no dia 31 de outubro, terça-feira, pelas 18:00 horas, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, na Rua do Hospital, freguesia citadina de Santa Cruz.
© PE | Imagem: ANL
