CÂMARA DA PRAIA PREPARA VALORIZAÇÃO TURÍSTICA DO CONCEITO NEMESIANO DE AÇORIANIDADE

Até meados de 2024, deverão estar disponíveis duas novas exposições sobre a vida e obra de Vitorino Nemésio, dando continuidade ao trabalho de valorização do escritor praiense. A confirmação foi dada pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, no final de uma reunião para balanço da candidatura da Autarquia à GRATER intitulada “Nemésio – Do Quotidiano das Gentes à Açorianidade”.

Segundo a autarca, o projeto engloba dois espaços de visitação – a Casa Museu Vitorino Nemésio e a Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro (instalada na Casa das Tias) -, a serem intervencionados no âmbito do apoio já aprovado.

“Por um lado, haverá a requalificação da exposição sobre Vitorino Nemésio na Casa Museu, introduzindo-se novos conteúdos, melhorando o circuito de visitação, e, acima de tudo, reforçando a componente de promoção sobre a vida e obra do autor, particularmente junto da comunidade infantojuvenil. Por outro lado, na Casa das Tias, teremos um circuito expositivo sobre os escritos de Nemésio sobre a Açorianidade. Aproveitaremos o jardim da Casa das Tias para disponibilizar a informação sobre esse conceito tão central na nossa identidade”, explica Vânia Ferreira.

“Por exemplo, entre outras virtudes, o projeto inclui a criação de um espaço dedicado a atividades infantojuvenis no jardim da Casa Vitorino Nemésio, o qual terá também uma componente de polivalência, permitindo outras atividades; garante a requalificação do imóvel, conferindo-lhe maior qualidade para receção dos visitantes e equipamentos de conservação da infraestrutura e do espólio presente; e inclui a criação de conteúdos e materiais que valorizem a experiência de quem visita a casa museu”, pormenoriza a edil.

“Depois, este projeto introduz uma componente que valorizamos muito: a dinamização e apresentação dos textos fundacionais do conceito de Açorianidade, que Nemésio trouxe para a nossa reflexão comunitária. Na cidade de Nemésio, não é aceitável que esse enorme contributo do escritor não estivesse disponível. O projeto que candidatamos à GRATER inclui, por exemplo, a compilação, em livro, dos textos fundacionais deste conceito, assim como a disponibilização do histórico dessa reflexão em exposição, a localizar no jardim da Casa das Tias, um espaço desaproveitado que queremos dinamizar”, sublinha.

Segundo a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, até ao final do ano, deve ocorrer a intervenção de construção civil na Casa Vitorino Nemésio.

“Essa ação implica que tenhamos o acesso e a disponibilidade do espólio e da exposição condicionadas. Teremos o cuidado de minimizar ao máximo essa situação. Estamos agora na fase de contratação dos serviços, para que os trabalhos se iniciem o mais depressa possível”, adianta.

“O quadro cronológico de todo o trabalho – trabalhos na casa museu e formulação e instalação das exposições – impõe termos tudo concluído, o mais tardar, no primeiro semestre de 2024. O nosso objetivo é ter este projeto concretizado o mais depressa possível”, conclui.

© GC-MPV | PE