PRESIDENTE DO GOVERNO ENALTECE TRABALHO DOS PSICÓLOGOS NO CAMPO DA SAÚDE E NO CAMPO EDUCATIVO

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu ontem o trabalho dos psicólogos quer no campo da saúde quer no campo educativo, lembrando que, com o atual Executivo, o Serviço Regional de Saúde (SRS) tem praticamente o dobro destes profissionais que tinha ao serviço.

“Não são os psicólogos que precisam do SRS e do sistema educativo: são estes sistemas que precisam dos psicólogos”, frisou o governante, falando em Ponta Delgada, no Teatro Micaelense, na sessão de abertura do III Congresso Regional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Recordando os presentes que o atual Governo praticamente duplicou, no quadro do SRS, o número destes profissionais, José Manuel Bolieiro sublinhou a “total disponibilidade” para continuar a “receber contributos e integrar psicólogas e psicólogos no bem fazer” das práticas governativas.

“Progressivamente, é importante eliminar preconceitos do papel da psicologia na sociedade”, acrescentou o Presidente do Governo.

E prosseguiu: “Estou convicto que conclusões deste congresso serão uma bela oportunidade para inspiração de futuras ações, realizações e promoções de políticas públicas”.

O governante deixou ainda a abertura da Região para ser um “verdadeiro laboratório de futuro” em “experiências piloto” no campo da psicologia, nomeadamente em matérias de saúde e promoção da educação.

“A presença e proximidade são elementos decisivos. O meu papel mais exigente não é o de resolver problemas, é o de evitar problemas”, concretizou.

© GRA | Foto: MM | PE