
A autarquia praiense marcou presença no fim-de-semana, dias 14 e 15 de outubro de 2023, na 2º Mostra de Doçaria Conventual de Lorvão, em Penacova (município geminado com a Praia da Vitória), a fim de dar a conhecer a cultura praiense, através da partilha das tradições que mais caracterizam a identidade local, sendo o maior destaque para a doçaria, nomeadamente os Condes da Praia e as Donas Amélias.
A iniciativa, que reuniu um vasto programa cultural, contou com um momento musical protagonizado pelo Duo da Praia da Vitória “Octacorde & Flauta”, de Pedro Dias e Henrique Andrade. Envolveu igualmente, e além da doçaria local, a participação de duas dezenas dos mais famosos e premiados doceiros do Minho ao Alentejo.
Para a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, “este certame assume um papel importante na dinamização da cultura praiense, dado que dá a oportunidade de reforçarmos laços de amizade assentes na nossa identidade enquanto povo, que em muito nos orgulha. Numa estreita ligação com o município de Penacova, que nos convidou a estarmos aqui presentes, entendemos que esta iniciativa pela envolvência que detém, enriquece a partilha de experiências com diferentes zonas do País”.
“Além da doçaria local que é partilhada e dada a conhecer, toda ela assente numa história muito rica que geração após geração vai deixando memórias em quem a degusta, o nosso objetivo passa igualmente pela promoção turística e cultural do Concelho, com enfoque nas experiências únicas que temos para oferecer, seja na natureza, na gastronomia, ou no património histórico e arquitetónico”, enalteceu a edil praiense
“Estamos focados em promover e valorizar o que é nosso, e partindo de uma geminação celebrada com o município de Penacova, dado que estamos unidos pela história e cultura de uma das figuras mais ilustres da nossa terra, Vitorino Nemésio, sabemos que só através da união de esforços entre ambos os municípios podemos enaltecer todo o legado deixado pelo escritor”, referiu a autarca.
Com raízes sedimentadas na Praia da Vitória, Nemésio detinha em Penacova, no distrito de Coimbra, três moinhos, tendo doado um deles a Penacova que o recuperou e o transformou num museu com o nome do escritor, dando assim continuidade à sua memória neste concelho de Penacova.
“À margem deste encontro, e considerando a identidade de Nemésio muito patente neste local, visitamos o Museu do Moinho de Vitorino Nemésio, e gostaríamos de enaltecer o trabalho de excelência desenvolvido pelo município de Penacova, na perpetuação do conhecimento do poeta e romancista, junto das atuais e futuras gerações. É um orgulho imenso podermos assistir de perto a algo tão nosso aqui presente, devidamente preservado e a integrar também o nome da Praia da Vitória”, concluiu.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
