CAMPANHA SOS CAGARRO 2023 ARRANCA DIA 14, EM SANTA MARIA

A sessão que marca o arranque da edição de 2023 do SOS Cagarro será presidida pelo Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, e terá lugar no dia 14 de outubro, a partir das 18h00, no edifício da Lotaçor, em Vila do Porto, Santa Maria.

A sessão contará com breves apresentações sobre a importância dos cagarros na Pesca do Atum, bem como um olhar sobre a campanha na Ilha de Santa Maria, prevendo-se também a exibição de um pequeno filme “Cagarro – A Vida Secreta”, realizado por Miriam Cuesta no âmbito de um projeto financiado pela National Geographic, com a presença da realizadora.

O SOS Cagarro é uma campanha coordenada pela Direção Regional de Políticas Marítimas e realiza-se desde 1995, com o objetivo de conservar o cagarro, que é uma das aves marinhas mais emblemáticas do nosso arquipélago.

Os Açores abrigam 75% da população mundial de cagarros, uma ave marinha com um estatuto de conservação internacionalmente reconhecido, tornando-nos líderes na proteção dessas aves. A campanha já envolveu milhares de cidadãos e de entidades, que se unem em brigadas de resgate para auxiliar os juvenis que, ao saírem dos ninhos, durante a noite, são afetados pela poluição luminosa, caindo em terra.

A campanha ocorrerá até 15 de novembro e, durante esse período, apela-se a todos os que circulam à noite nas estradas costeiras para conduzirem com extrema precaução.

Se encontrar um cagarro na estrada, pedimos que siga as seguintes orientações:

• Se estiver de carro, pare o carro numa zona segura e visível para o restante tráfego, ligando os 4 piscas;

• Aproxime-se lentamente do cagarro, se possível utilizando luvas;

• Com calma, cubra o corpo do cagarro com um pano, um casaco, uma manta ou toalha;

• Segure o cagarro pelo pescoço e pela cauda, com cuidado para não o magoar e coloque-o, de forma segura, numa caixa de cartão.

Entregue o animal aos Vigilantes da Natureza dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas ou num ponto de recolha. Se não for possível, mantenha-o em local escuro durante a noite, libertando-o próximo ao mar na manhã seguinte. Registe o resgate com o código QR na caixa da campanha, informação que será relevante para análise posterior. Se tiver dúvidas, ligue para a Linha SOS Ambiente: 800 292 800 (gratuita, 24 horas unicamente para números nacionais).

Visite a nossa página oficial do SOS Cagarro http://soscagarro.azores.gov.pt ou contacte a coordenação da campanha através do email: cagarro@azores.gov.pt para mais informações e participe das ações de sensibilização e das brigadas noturnas em cooperação com diversas entidades da ilha.

Em 2023, na ilha do Faial, a sede da Campanha SOS Cagarro está localizada no Centro de Marcha, junto à Piscina Municipal, no Parque da Alagoa, próximo à Praia da Conceição.

Além disso, serão disponibilizados dois “hotéis” para deixar os cagarros salvos, na Fábrica da Baleia, como nas edições anteriores, e o outro encontra-se nas imediações do Centro de Marcha.

© GRA | Foto: APPA | PE