ANGRA DO HEROÍSMO RECEBE BIENAL IBÉRICA DE PATRIMÓNIO CULTURAL ENTRE 12 E 15 DESTE MÊS

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, preside esta quinta-feira, às 15h30, em Angra do Heroísmo, à inauguração oficial da Bienal Ibérica de Património Cultural.

Este evento da AR&PA e organizado pela Spira, numa parceria estratégica com a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Governo dos Açores e com a Câmara Municipal da cidade património mundial, decorre até domingo e tem como grande objetivo partilhar práticas e sensibilizar a população para a importância do património.

No ano em que Angra do Heroísmo assinala o 40.º aniversário como Património da Humanidade (foi o primeiro centro histórico português a obter essa distinção), a cidade açoriana recebe mais de 50 entidades públicas e empresas privadas de Portugal, Espanha, Itália, França e alguns projetos europeus.

Durante três dias, estas entidades e empresas vão dar a conhecer o que está a ser feito nesta área, nomeadamente na conservação e restauro, na mediação e na realidade virtual, entre muitas outras.

Com um vasto programa de iniciativas, como exposições, demonstrações, visita prática e virtual, além da “corrida do património”, há a destacar a assinatura da Declaração de Compromisso no Quadro da Dinamização da Rede de Turismo Industrial em Portugal, com o propósito de agregar os equipamentos marcados por esta dimensão particular do Património Cultural, fomentando a troca de experiências e a definição conjunta de Boas Práticas de atuação. Desta forma, celebra-se a inclusão de um conjunto de novos parceiros regionais na Rede de abrangência nacional.

Também a salientar a celebração do Património Cultural, celebrando os seus profissionais, nomeadamente com a entrega dos Prémios Património Ibérico, que distinguem as Boas Práticas no sector do Património Cultural Ibérico, galardoando projetos, entidades e profissionais atuantes no setor, contando com um júri internacional de renome e uma cerimónia com várias atuações culturais, aberta a todos.

A Bienal Ibérica de Património Cultural apresenta-se como um marco na aposta e na estruturação do produto cultural, nomeadamente no que respeita aos Açores.

Assim, este evento pretende despertar todos os gestores e intervenientes diretos no património cultural (material e imaterial) dos Açores para a capacidade que a Região tem para estruturar uma oferta de qualidade e distintiva nesta área.

Toda a programação pode ser consultada na página do Governo Regional dos Açores ou em https://www.bienalarpa.pt/

© GRA | Imagem: SRTMI | PE