VELAS RECEBE I JORNADAS ATLÂNTICAS DE TURISMO – JAT

Teve início este sábado as I Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, as quais surgem no âmbito da geminação entre os Municípios das Velas (Açores), Sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira.

A decorrer no Auditório Municipal de Velas, este é um evento que no fundo tem o conceito de aprendizagem e de troca de experiências entre estes três destinos turísticos diferenciadores, embora tendo inúmeras particularidades em comum, a título de exemplo, serem três destinos Reserva da Biosfera.

Falando na abertura destas I Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, o Presidente do Município de Velas disse esperar que estas possam servir para melhorar aquilo que é o Setor Turístico, numa aprendizagem entre culturas e destinos, sendo um bom momento de afirmação não só para as Velas, mas para São Jorge e os Açores em geral, assim como para o Sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira).

Luís Silveira recordou ser este um evento aberto à População em geral, mas muito direcionada essencialmente aqueles que estão ligados diretamente a este setor em franco desenvolvimento, não só de São Jorge, assim como de outras ilhas, bem como dos Municípios do sal e de Porto Santo, sendo este um momento de promoção destes destinos.

Por seu turno o Presidente da Câmara do Sal (Cabo Verde), Júlio Lopes, destacou igualmente a relevância das Jornadas, como um momento para abordar temáticas inerentes aos três Municípios, celebrando a amizade, a cooperação e ao mesmo tempo refletir o desenvolvimento sustentável dos Municípios e Ilhas.

O Autarca adiantou que o Sal quer estar mais próximo destas realidades, estar mais próximo das Regiões Periféricas da Europa, onde já pertenceram pela História, Cultura e Geografia.

Já Nuno Batista, o Presidente do Município do Porto Santo (Madeira), realçou a importância da geminação existente há 30 anos entre os três Municípios envolvidos nestas Jornadas, dando seguimento agora à troca de experiências entre estes.

Segundo reforçou, as jornadas poderão ser um contributo fundamental não só para estres três Concelhos, mas também outros geminados, sendo um importante momento de partilha de experiências, permitindo dar um salto qualitativo mais rápido neste setor, aproveitando a complementaridade destes três destinos.

A sessão de abertura contou igualmente com a presença da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, que destacou o crescimento que se tem vindo a registar ao nível Turístico nos Açores.

Revelou ser este um crescimento sustentável, mais em qualidade em detrimento da quantidade, sendo este um fator de relevância naquilo que se pretende para o futuro do setor na Região.

A governante lembrou ainda que o Arquipélago dos Açores desde 2019 é oficialmente reconhecido como o primeiro arquipélago do mundo a ser certificado ao abrigo do programa EarthCheck Destino Sustentável, tornando-se num dos poucos destinos turísticos sustentáveis do mundo. Esta honra que é atualmente partilhada por apenas 13 regiões em todo o mundo.

“Oferta Turística/ Alojamento” foi o tema do 1º Painel debatido ao final da manhã de hoje, o qual teve como oradores Rita Madruga, Empresária e Formadora de Turismo, Humberto Lélis, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Turismo de Cabo Verde, assim como Dorita Mendonça, Diretora Regional de Turismo da Madeira.

Durante a tarde, teve lugar o 2º painel, Atividades turísticas e a sua sustentabilidade ambiental e económica” com os oradores António Pedroso, Empresário de Turismo, Olina Cabral, Administradora do Instituto de Turismo de Cabo Verde, assim como Licínia Soares, Gestora da Reserva da Biosfera de Porto Santo.

O primeiro dia das jornadas encerrou com a atuação do Grupo Jorgense Tributo, no Auditório Municipal de Velas, pelas 22h00.

© CMV | Foto: CMV | PE