
O grupo parlamentar do PPM/Açores anunciou esta quarta-feira, em nota de imprensa, que irá apresentar uma denúncia junto do IBERIFIER, que é um observatório de media digitais em Portugal e Espanha, que visa combater a desinformação, na sequência da divulgação sistemática, por parte do PS/Açores, de “fake news” a respeito da ilha do Corvo, com o propósito de atacar o Governo Regional.
Para os monarcas no parlamento regional, O PS/Açores tem vindo a publicar, de forma sistemática, na sua página do Facebook, que depois divulga junto dos órgãos de comunicação social, conseguindo a sua publicação em diferentes formatos, incluindo o digital, de “fake news”, relacionadas com a ação do Governo Regional na ilha do Corvo.
As notícias têm sido alvo de contraditório por parte do Governo Regional e dos partidos que o apoiam, mas argumentam os deputados eleitos pelo grupo ocidental, que fica sempre a dúvida, junto da opinião pública, a respeito de quem está a dizer a verdade.
“A forma sistemática como o PS está a divulgar, permanentemente, notícias falsas, merece repúdio e tem de ser objeto de reparo por parte da sociedade civil e dos órgãos de comunicação social. É um imperativo democrático”, sustentam.
Acusando os órgãos de comunicação social de não fazer o seu trabalho de verificação, os deputados dão como exemplo a notícia intitulada “PS/Corvo alerta para a falta de assistentes operacionais e de alojamento para professores no início do ano letivo”.
Ora argumentam os deputados do PPM, que esta informação “é falsa”, realçando que a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, que é a única de uma ilha que tem perto de 400 habitantes, tem todos os horários preenchidos, não faltando nenhum professor e que todos os professores têm alojamento, tendo mesmo o Governo Regional arrendado uma casa para esse fim e adquirido um imóvel para o mesmo efeito, que será reparado ainda este ano letivo, para dar resposta a todas as situações que se possam vir a colocar no futuro.
“A totalidade dos professores colocados pela Secretaria Regional da Educação são licenciados ou mestres e cerca de 80% são profissionalizados”, afirmam os deputados de um dos três partidos que formam o atual Governo Regional.
Em relação à falta de assistentes operacionais a “informação é também falsa”, dizem. “A escola tem 40 alunos e conta com 6 assistentes operacionais, sendo que 5 integram o quadro do estabelecimento. No último governo socialista, a escola contava com apenas 3 assistentes operacionais integrados no quadro e com 2 trabalhadores oriundos de programas”, argumentam.
Considerando que o PS/Açores é uma espécie de fábrica de notícias falsas a propósito da ação do Governo Regional na ilha do Corvo, com ampla difusão regional e nacional, o Grupo Parlamentar do PPM decidiu remeter uma denúncia desta situação para o IBERIFIER, que é um observatório de media digitais em Portugal e Espanha, que visa combater a desinformação.
O referido projeto é coordenado pela Universidade de Navarra, Espanha, mas tem como principal parceiro o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. No total, integra 12 universidades, cinco organizações de verificação e agências de notícias (entre as quais a agência Lusa) e seis centros de investigação multidisciplinares. O IBERIFIER analisa o ecossistema ibérico dos media digitais e faz frente ao problema da desinformação.
© PPM/A | Foto: PPM/A | PE
