
Realizou-se sexta-feira, 29 de setembro, na Ilha do Faial, a apresentação do Centro de Experimentação de Tecnologia dos Açores (CETA), numa cerimónia oficial que contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores e do Chefe do Estado-Maior da Armada, entre várias outras entidades.
A zona da Fajã, na freguesia da Praia do Norte, foi o local escolhido pela Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores para a construção da primeira pista de veículos aéreos não tripulados dos Açores.
Na cerimónia de apresentação deste projeto, Carlos Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Horta, salientou a relevância deste importante investimento, que “projeta o Faial para o futuro, materializa a visão que temos para a nossa ilha e exponencia a importância geoestratégica do Faial e da Região no âmbito das tecnologia de ponta”.
Para o autarca faialense a criação desta infraestrutura “permitirá a atração, o desenvolvimento e implantação de novas áreas de negócio na ilha”, como sejam as áreas da cartografia digital, a prototipagem de aeronaves ou a investigação do meio subaquático, matéria em que a ilha tem pergaminhos reconhecidos a nível internacional.
Refira-se que, em face da atratividade empresarial que possui este imenso mercado tecnológico, o Município da Horta tem ao dispor de todos aqueles que queiram investir na ilha os serviços da recentemente criada STARTUP Faial.
A futura pista de drones dos Açores e as estruturas de apoio serão construídas numa área superior a 56.000 m2, cedida à Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA) pela Câmara Municipal da Horta através de um contrato de comodato, “permitindo-se, assim, requalificar e valorizar uma zona ambientalmente fragilizada e que a partir de agora será altamente valorizada”, concluiu.
© CMH | Foto: CMH | PE
