PRAIA AMBIENTE PREPARA CANDIDATURA PARA VALORIZAÇÃO DOS BIORRESÍDUOS NO CONCELHO

A empresa municipal Praia Ambiente está a ultimar uma candidatura para recolha e tratamento de biorresíduos no Concelho. A informação foi revelada esta semana pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira.

Segundo a autarca praiense, a proposta, com um investimento de 700 mil euros, visa dar uma resposta sustentável aos biorresíduos gerados na Praia da Vitória, “tendo por base as diretivas legais e da economia circular.

“Em junho, apresentamos, no âmbito do projeto Circular Net, o nosso Plano Local de Ação Integrado, enquadrado nas diretivas e pressupostos da economia circular, ou seja, promovendo a redução do desperdício e dos resíduos ao mínimo e construindo e implementando soluções que permitam a sua reciclagem e geração de mais valor”, explica Vânia Ferreira.

“O projeto, que candidataremos aos fundos comunitários inscritos no programa operacional Açores 2030, comportará uma parte dedicada à recolha seletiva doméstica, que poderá ser porta-a-porta ou por compostagem residencial ou comunitária, e outra parte dedicada à recolha não doméstica, isto é, clientes da rede HORECA, produtores agroalimentares, clientes institucionais, entre outros. Por esta via, e no âmbito da geração de valor, potenciaremos a geração de composto, que pode ser vendido ou fornecido à agricultura, por exemplo”, exemplifica a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

A autarca adianta ainda que a candidatura comportará também uma forte componente de sensibilização da população para as questões da economia circular, sobre o reaproveitamento dos resíduos gerados em casa ou nas empresas, entre outras estratégias enquadradas na economia circular.

“A defesa do nosso território e do nosso ambiente passa, significativamente, por estratégias que nos conduzam a uma postura sustentável e regenerativa. A economia circular dá-nos excelentes respostas nesse sentido e é por essa via que enquadramos este projeto. Tal como tenho dito, e ao contrário do que alguns apregoam, estamos focados no trabalho a bem das pessoas do Concelho, preparando e implementando medidas reais”, sublinha Vânia Ferreira.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE