MUNICÍPIO DA PRAIA DA VITÓRIA INVESTE EM PAINÉIS SOLARES PARA REDUZIR PEGADA ECOLÓGICA E FATURA ENERGÉTICA

Dentro de pouco tempo, parte da energia usada na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Praia da Vitória e na sede da Praia Ambiente será produzida a partir do sol. O projeto de instalação de 200 painéis fotovoltaicos nas duas infraestruturas encontra-se em fase de preparação para candidatura ao programa SOLENERGE, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A informação foi revelada pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, após uma visita à ETAR praiense.

Vânia Ferreira explica que o projeto, preparado pela empresa municipal, terá um impacto direto na redução de custos operacionais, através de uma medida concreta de eficiência energética e de redução da pegada ecológica municipal.

“Além disso, estaremos a dar o exemplo. Este é um investimento próximo dos 200 mil euros, candidatado aos fundos do PRR, o qual, no caso da componente à responsabilidade da Praia Ambiente, terá um retorno em 18 meses. Ou seja, é a prova que, através de projetos bem estruturados, pensados e com componentes técnicas adequadas, conseguimos avançar com investimentos sustentáveis, que não oneram o futuro das instituições e deixam marcas reais na otimização dos serviços e dos recursos municipais”, sublinha a edil praiense.

Segundo o Vice-presidente da Autarquia, que é Presidente do Conselho de Administração da Praia Ambiente, Ricky Baptista, será associado a este projeto a aquisição, com fundos próprios, de baterias de condensadores “o que permitirá a redução de gastos energéticos com a eliminação da energia reativa”.

“Falamos de um investimento a rondar os 14 mil euros, que se pagará em cinco meses, promovendo uma poupança energética anual na ordem dos 20 mil euros”, explicou o responsável.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE