
A Câmara Municipal da Praia da Vitória e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram o acordo de apoio a investimentos no parque habitacional social gerido pelo Município, no âmbito de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no programa de apoio ao acesso à habitação – 1º direito, foi esta quinta-feira anunciado pela autarquia, em nota de imprensa.
Segundo a Presidente da Autarquia, o acordo prevê um investimento que ascende a 4,1 milhões de euros para reabilitação e/ou aquisição de frações de prédios ou prédios para habitação de famílias carenciadas.
“Esta candidatura resulta da Estratégia Local de Habitação, que submetemos ao IHRU no início de 2023, resultando na identificação de 137 agregados no concelho a viver em condições de carência habitacional. O investimento, a desenvolver a seis anos, abrangerá mais de 380 pessoas”, explica Vânia Ferreira, citada na referida nota.
“Ao contrário do que tem sido propalado, estamos, de facto, a aproveitar as verbas e os apoios ao dispor das Autarquias. Estamos a trabalhar a bem das pessoas, de forma séria, rigorosa e transparente. Por exemplo, fizemo-lo no caso do projeto-piloto do serviço SIV no Concelho, cujo protocolo foi assinado esta terça-feira, e estamos a fazê-lo com este projeto de requalificação e ampliação do parque habitacional social na Praia da Vitória, dando respostas concretas e reais às necessidades das pessoas”, frisa a edil praiense.
O “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, que decorre do PRR, visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, com enfoque na reabilitação e no arrendamento.
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou ainda que a Autarquia submeteu candidatura aos apoios previstos no programa Redes Culturais e Transição Digital, integrado no eixo Cultura do PRR.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
