BLOCO DE ESQUERDA VAI CHAMAR INSPEÇÃO REGIONAL DO TRABALHO E SINDICATO AO PARLAMENTO PARA ESCLARECER SITUAÇÃO DE PRECÁRIOS NA RTP AÇORES

O Bloco de Esquerda anunciou quarta-feira que vai propor a audição da Inspeção Regional do Trabalho e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais (SINTTAV) no parlamento sobre a existência de muitos trabalhadores precários na RTP Açores, com contratos em que foram detetadas situações irregulares.

“Soubemos que a RTP Açores continua um número enorme de precários, 60% dos quais com situações potencialmente irregulares”, disse o António Lima, que considerou que esta “é uma situação inaceitável”.

O deputado do Bloco apontou esta situação como um exemplo dos efeitos concretos da obsessão dos sucessivos governos da República do PS: “Depois de um período em que se regularizou alguns precários, nos últimos anos, o Ministério das Finanças continua a não autorizar contratações na RTP, com um prejuízo enorme para a RTP Açores e para os seus profissionais que são contratados a recibos verdes, alguns a receber apenas o salário mínimo ou até menos”.

António Lima que falava no parlamento açoriano, manifestou estranheza pelo conteúdo da reação da Inspeção Regional do Trabalho – tutelada pelo Governo Regional – às denúncias do SINTTAV que davam conta das situações irregulares que afetam muitos trabalhadores da RTP Açores.

O Bloco não compreende o comportamento da IRT, que visou proteger a entidade patronal e o Ministério das Finanças.

“Que estranha coligação de interesses é que há entre a IRT, a Administração da RTP e o Ministério das Finanças?”, questionou António Lima.

© BE/A | Foto: BE/A | PE