MEMBROS AÇORIANOS DA REDE EUROPEIA DE CONSELHEIROS REGIONAIS DA UNIÃO EUROPEIA ORGANIZAM CICLO DE CONFERÊNCIAS “APROXIMAR A EUROPA DOS CIDADÃOS” NOS AÇORES

Célia Pereira e José Ávila, membros da Rede Europeia de Conselheiros Regionais e Locais da UE enquanto deputados regionais eleitos pelo PS, organizam um ciclo de conferências nos Açores sob o tema “Aproximar a Europa dos Cidadãos”.

A Rede Europeia de Conselheiros Regionais e Locais (#EUCouncillors) é uma iniciativa do Comité das Regiões Europeu dirigida a representantes políticos locais ou regionais dos Estados-Membros da UE, que visa aproximar a Europa das comunidades locais. O projeto é desenvolvido em estreita cooperação com outras instituições da UE, nomeadamente com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

O ciclo de conferências “Aproximar a Europa dos Cidadãos” tem por objetivo promover uma campanha de comunicação e reflexão, junto dos cidadãos e dos órgãos do poder local e regional dos Açores, sobre algumas das transformações societais que a Região enfrenta, nomeadamente no âmbito das alterações demográficas, do desafio da transição energética e do desenvolvimento sustentável.

O primeiro evento acontece no dia 19 de setembro, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Lagoa, na ilha de São Miguel, estando em análise o tema “Mobilidade Urbana, Mobilidade Limpa – encurtar distâncias sem poluir”.

No dia 21 de setembro, no Pavilhão Multiusos da Graciosa, a conferência irá centrar-se na temática “Eficiência Energética e Energias Renováveis – abandonar os combustíveis fosseis” e na ilha das Flores, a 26 de setembro, no Museu e Auditório Municipal, será analisado e debatido o tema “Gestão do envelhecimento da população e do despovoamento – fixar populações, estimular o envelhecimento ativo”.

O ciclo de conferências da Rede Europeia de Conselheiros Regionais e Locais da UE será encerrado na ilha Terceira, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, com o tema “Desenvolvimento Rural – convergir no desenvolvimento”, a 28 de setembro.

As sessões irão decorrer em modelo de mesa-redonda, estando abertas à participação geral sendo possível assistir e participar presencialmente.

Este ciclo de conferências tem como enquadramento as três prioridades do Comité das Regiões para o quinquénio 2020-2025, designadamente ‘Aproximar a Europa dos seus cidadãos: a democracia e o futuro da UE’, ‘Gerir as transformações societais fundamentais: construir comunidades regionais e locais resilientes’ e ‘Coesão, o nosso valor fundamental: políticas de base local na UE – a UE ao serviço dos seus cidadãos e do local onde vivem’.

© CP | Imagens: CP | PE