FESTAS DA PRAIA 2023: ABERTURA DA FEIRA DE ARTESANATO E GASTRONOMIA

A edição de 2023 das Festas da Praia arrancou na tarde desta sexta-feira, 04 de agosto, com a abertura oficial da Feira do Artesanato e de Gastronomia do Atlântico que contou com a presença da secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, em representação do presidente do Governo dos Açores.

A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, que discursou depois do presidente da Fundação de Ensino Professional da Praia da Vitória, Domingos Borges, que enalteceu o trabalho dos colaboradores da autarquia praiense em mais uma montagem da Feira de Gastronomia, refutando o estigma que sobre eles paira, exaltou o papel da Escola Profissional da Praia da Vitória na organização da Feira de Gastronomia que “marca e qualifica as Festas da Praia”.

“A Feira de Gastronomia do Atlântico é um marco destas Festas e um evento consolidado e acreditado no calendário nacional de certames promotores da gastronomia portuguesa. A parceria com a Escola Profissional da Praia da Vitória é a garantia da excelência deste certame; parceria essa que queremos sempre alimentar e reforçar”, sublinhou.

A Feira de Gastronomia do Atlântico decorre de 04 a 13 de agosto, integrada nas Festas da Praia, contando com oito restaurantes, três charcutarias e três doçarias.

Estreiam-se na feira o restaurante portuense Cufra e o restaurante Geiko, com cozinha tradicional do Japão. Renovam presença a Tasca do Ramo Grande, o Do Dia para a Noite, o Típico, a Tasca Algarvia, o Académico e a Casa Caetano.

Estão presentes também as charcutarias Bísaro, Damar e Marquês Alentejano e as doçarias o Capote, Doce Amêndoa e Queijadinhas da Anita.

“Em cada um destes espaços é possível encontrarmos o melhor da sua área geográfica, oferecendo-nos sabores únicos e irrepetíveis”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Na mesma cerimónia, e a propósito da abertura da Feira de Artesanato que decorre no âmbito das Festas, a autarca destacou a importância da produção artesanal e desafiou o Centro de Artesanato e Design dos Açores e a Escola Profissional da Praia da Vitória a construírem sinergias que levem os jovens a descobrir e a ver o artesanato como futuro profissional.

“Hoje, mais do que nunca, o local e as produções artesanais estão na moda. As várias contingências mundiais, os constrangimentos decorrentes da globalização e as incertezas à escala global, fizeram aumentar a atenção sobre a Proximidade e a Localidade. Saibamos, pois, tirar partido desta nova realidade. Saibamos, por exemplo, encontrar sinergias entre o Centro de Artesanato e Design dos Açores e a Escola Profissional dos Açores que levem a descoberta do Artesanato aos mais jovens; introduzamos a produção manual nas escolas, mas façamo-lo não apenas como mera disciplina de educação visual ou tecnológica, mas como espaço de conhecimento e criatividade. É urgente que a atividade manual reganhe o estatuto que teve no tempo dos nossos avós. Não numa lógica de saudosismo; mas numa perspetiva de futuro de vida, da capacidade de superar e resolver desafios do quotidiano sem recurso a algoritmos ou quaisquer outros artificialismos. É urgente equilibrar o valor do manual com o valor do digital. Ambos são essenciais ao nosso futuro. Por isso, vejamos as nossas Feiras do Artesanato não apenas como repositórios de atividades ancestrais. Vamos promove-las sempre como centros de produção e de geração de riqueza e cultura. É essa a visão que queremos continuar a aprofundar”, argumentou a edil Vânia Ferreira.

Discursando em representação do presidente do Governo Regional dos Açores, a secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, anunciou a abertura de um novo espaço, na Praia da Vitória, dedicado exclusivamente à promoção e comercialização do artesanato da ilha Terceira com o selo “Artesanato dos Açores”.

“Terceira in a Box”, nome da nova loja a abrir no início do próximo ano no Mercado Municipal de Praia da Vitória, propriedade da Câmara Municipal e à qual caberá a gestão do espaço, vai ser um local de encontro e de aproximação dos artesãos ao público local e visitante, com a imagem e o conceito da “Azores in a Box”, inaugurada no ano passado nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.

“O ‘Terceira in a Box’ será um espaço do qual todos nos iremos orgulhar, pelo seu contributo para a dinamização de um equipamento público e para o desenvolvimento do artesanato no concelho da Praia da Vitória e na ilha Terceira”, disse, durante a cerimónia de abertura da XXII Feira de Gastronomia do Atlântico e da Expo Açores Artesanato integradas nas Festas da Praia 2023.

A governante explicou que o desafio para a abertura deste novo espaço partiu da presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, ao qual o Governo dos Açores, num princípio de boa articulação, “prontamente respondeu tendo em conta o crescimento do artesanato na ilha”.

“A ilha Terceira tem 102 artesãos inscritos no Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), mais 18 do que em 2020, e 92 Unidades Produtivas Artesanais inscritas, mais 15 do que em 2020, ou seja, o trabalho do CADA está a dar resultados, porque os artesãos estão a identificar os benefícios de estarem registados num serviço público que existe para os ajudar e apoiar ”, disse.

A Secretária Regional com a tutela do “Artesanato dos Açores” revelou, ainda, que integram este ano a Expo Açores Artesanato – Festas da Praia um total de 29 empresas artesanais da ilha Terceira, “o que traduz um crescimento em relação ao ano de 2022 e o reconhecimento da importância desta iniciativa do Governo Regional, que percorre as principais festividades de verão dos Açores, para os artesãos”.

Maria João Carreiro congratulou a autarquia da Praia da Vitória pela organização de mais uma edição das Festas da Praia, “uma referência incontornável nas festividades de verão que se deve à reconhecida e elogiada capacidade para combinar, numa só celebração, as dimensões históricas, etnográficas, identitárias, desportivas e gastronómicas representativas do concelho”.

A governante não deixou, também, de enaltecer a “distinta organização” da Feira de Gastronomia do Atlântico, da responsabilidade da Escola Profissional da Praia da Vitória, “um importante ativo” sediado naquele concelho que contribui para a formação com qualidade de jovens e adultos.

As Festas da Praia da Vitória começaram esta sexta-feira, dia 04, prolongando-se até domingo, dia 13, subordinadas ao tema “Do Trigo Dourado aos Pássaros de Ferro”, assinalando assim os 80 anos da presença militar estrangeira na ilha Terceira.

A Expo Açores Artesanato está instalada junto à Marina da Praia da Vitória e pode ser visitada aos sábados e domingos das 17h30 às 00h00 e durante a semana das 19h00 às 00h00.

© GC-MPV—GRA | PE