
A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) procedeu à instalação nas zonas balneares dos Biscoitos, Quatro Ribeiras, Escaleiras, Praia Grande, Riviera/Santo Antão e Porto Martins, assim como na zona de banhos da Calheta dos Lagadores, nos Biscoitos, de placas informativas alusivas a mergulho recreativo, num projeto cofinanciado pela GRATER.
Para a presidente da CMPV a disponibilização de sinalética informativa nos melhores locais para a prática de mergulho é um contributo efetivo para a dinamização da atividade no Concelho.
Segundo Vânia Ferreira, o projeto representa também um apoio efetivo à melhoria das condições e ao reforço da atratividade para as empresas de animação turística especializadas.
“Estes painéis apresentam uma visão ampla do local, dando aos mergulhadores recreativos e outros visitantes informação precisa e técnica relativa à fauna e flora presentes, aos melhores pontos de acesso, à morfologia do fundo do mar, entre outros dados. É um projeto inovador no Concelho, que, por um lado, antecipa ao mergulhador o que vai vislumbrar e, por outro, pode incentivar a que outros ganhem interesse pela modalidade. Ao mesmo tempo, permite que as empresas de animação especializada possam usar essa informação como ponto de partida para as atividades que promovem”, sustenta a autarca praiense, que visitou o painel instalado junto à Praia Grande acompanhada pela vereadora com o pelouro do Turismo, Paula Sousa, pelo chefe da Divisão municipal com o Gabinete de Turismo e um dos técnicos desse serviço.
“O número de turistas que têm visitado a ilha nos últimos anos, o potencial de fruição de diversos locais costeiros no concelho da Praia da Vitória e a necessidade de providenciar informação bilingue a quem esteja interessado em praticar estas atividades náuticas, está na origem desta candidatura”, explicou a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
O projeto foi financiado pelo programa GRATERMAR, no âmbito das medidas de preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos locais.







As ilustrações e o design dos painéis informativos são da autoria do ilustrador científico Nuno Farinha. As informações técnicas e a sua validação resultaram do contributo de Alexandre Jacinto, do Octopus Diving Center.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
