SECRETÁRIA DA SAÚDE ANUNCIA CUMPRIMENTO DA REGULARIZAÇÃO DAS CARREIRAS DOS TÉCNICOS SUPERIORES DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA

A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, recebeu na quarta-feira os representantes do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica.

A Secretária Regional com a tutela Saúde relevou que o Governo Regional, relativamente aos anos de 2018 e 2019, já está a “cumprir integralmente o acordado entre as partes”, tendo sido os profissionais valorizados em relação a esses anos, e estando a receber presentemente os acertos salariais devidos.

Mónica Seidi destacou “a vontade do Governo Regional em encerrar este diploma e ver o que ainda está em falta da última alínea do acordo”.

No que diz respeito aos retroativos relativos aos anos de 2020 e 2021, está-se a analisar a possibilidade de estes serem pagos até último trimestre de 2023, e não de 2024 – antecipando-se assim o prazo em relação ao que consta no Decreto Legislativo Regional.

“Como qualquer processo negocial, convém que haja cedências e entendimento de ambas as partes. Nestes últimos quatro meses tem sido um processo que decorreu de forma bastante natural, com diálogo e abertura”, sublinhou a governante.

A aplicação à região da nova carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica é a fase seguinte, contemplando diferentes categorias e evoluções a nível salarial.

Tudo decorre conforme a lei já “aprovada a nível nacional” e que “tem de ser aplicada também aos profissionais da Região”, acrescentou a governante.

© GRA | Foto: DR | PE