TODAS AS DISCIPLINAS COM MÉDIAS POSITIVAS NOS EXAMES NACIONAIS NOS AÇORES

Os Açores tiveram médias positivas nos exames nacionais em todas as disciplinas. Os resultados da primeira fase foram conhecidos esta segunda-feira, 17 de julho, em todas as escolas do país.

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, afirmou, citada em nota de imprensa divulgada no site do Governo, que esta é “a confirmação da convergência” que os Açores estão a fazer “com os resultados nacionais”.

“Não somente passámos para uma situação em que temos uma avaliação média positiva em todas as disciplinas, como inclusivamente a nossa média mais baixa (10) é superior à média mais baixa do País (9,7)”, frisou.

Em 2022, as disciplinas de Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, Latim A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais tinham tido médias negativas.

Em relação ao ano anterior, os Açores melhoraram as suas médias a 10 disciplinas: Português (123,3), Biologia e Geologia (109,7), Inglês (148,4), Francês (117,1), Desenho A (147,2), Geometria Descritiva A (102,5), Economia A (110,1), História B (146), Latim (107), Matemática B (111,6) e Matemática Aplicada às Ciências Sociais (113,7).

A titular da pasta da Educação ressalvou ainda que as maiores subidas “foram registadas a Português, com 1,9 valores, e a Matemática Aplicada às Ciências Sociais, com 2,5 valores”.

Em comparação com as médias nacionais, os Açores conseguem melhores notas a Inglês, a Desenho A, a Geometria Descritiva A, a História B, a História e Cultura das Artes e a Espanhol (continuação).

Nos Açores há 20 valores a Física e Química na Escola Secundária Domingos Rebelo, a Matemática na Escola Secundária de São Roque do Pico e na Escola Secundária de Lagoa, a Desenho A na Escola Secundária Antero de Quental e na Escola Básica e Secundária de Velas e a Geometria Descritiva A na Escola Secundária Antero de Quental.

A nota mais alta na disciplina de Português é de 19,6 na Escola Secundária da Ribeira Grande, e há 19,7 valores a Biologia e Geologia na Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, a Matemática B e a Matemática Aplicada às Ciências Sociais na Escola Secundária Domingos Rebelo e a Economia A na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.

Nos Açores, 3.809 alunos compareceram à primeira fase dos exames nacionais em 22 escolas da Região.

© GRA | Foto: DR | PE