JOSÉ MANUEL BOLIEIRO GARANTE INVESTIMENTOS EM SÃO MIGUEL PROPORCIONAIS À IMPORTÂNCIA DA ILHA NO TODO REGIONAL

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, manteve ontem uma reunião com os presidentes das autarquias de São Miguel, um “diálogo bastante construtivo”, que abrangeu diferentes áreas, e em que ficou patente que os investimentos na ilha são e continuarão ao ser proporcionais à sua dimensão nas várias frentes.

“Não se trata de deixar uns para agarrar outros. Trata-se de criar uma proporcionalidade no esforço de desenvolver os Açores. São Miguel é importante para desenvolver os Açores e os Açores não são só São Miguel”, vincou o Presidente do Governo, falando no final do encontro tido no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada.

Os municípios, lembrou, são “parceiros de desenvolvimento”, e o diálogo é sempre fundamental para se estabelecer uma “definição de prioridades face aos recursos financeiros existentes” – seja do Orçamento Regional ou por outras vias, como através de fundos comunitários.

Cooperações técnico-financeira entre autarquias e Governo Regional dos Açores são defendidas por José Manuel Bolieiro, que lembrou que vários dos investimentos que se afiguram mais necessários, em áreas como a mobilidade, por exemplo, resultam do “sucesso” da Região em campos como o Turismo ou o crescimento económico.

O Presidente do Governo abordou também o campo da Saúde: há e continuará a haver “trabalho e empenho”, sublinhou, em investimentos rápidos que garantam melhorias no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) que conduzam, entre outras matérias, à “redução significativa das listas de espera” para cirurgias.

Um centro de saúde novo para a Ribeira Grande, melhorias no de Vila Franca do Campo e a reflexão sobre uma eventual unidade análoga para a Lagoa foram também debatidas na reunião mantida com os autarcas.

José Manuel Bolieiro garantiu ainda visitas da sua parte, “município a município” em São Miguel, para “identificar o que está em curso” em matéria de investimentos “e o que importa prever” em cada uma das cidades ou vilas.

Apostas que garantam que os municípios permanecem “virados para o mar”, com foco na economia azul, são também fundamentais, tendo o Presidente do Governo lembrado também a necessidade de robustecer a ilha com “infraestruturas cada vez mais musculadas” – no caso do aeroporto de Ponta Delgada, e apesar da responsabilidade da sua gestão ser da ANA/Vinci, Executivo e autarquias devem fazer pressão para a sua melhoria, vincou.

O governante lembrou ainda os investimentos abrangidos pelo capítulo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) referente aos circuitos logísticos, de melhoria das acessibilidades terrestres em São Miguel, como são disso exemplo a obra entre as Furnas e Povoação ou a futura variante às Capelas.

© GRA | Foto: MM | PE