CÂMARA DA PRAIA DA VITÓRIA INSTALA TORRE INSUFLÁVEL NA PRAINHA

A Câmara Municipal da Praia da Vitória instalou um equipamento insuflável na zona balnear da Prainha, reforçando as condições de lazer em água naquele local.

Para a presidente da Autarquia, o equipamento representa o continuado esforço do Executivo em continuar a qualificação das zonas balneares praienses, sendo estas uma das imagens de marca da Praia da Vitória, o concelho com mais zonas classificadas com bandeira azul no arquipélago.

“Este equipamento cria uma nova oportunidade de lazer e diversão familiar, permitindo, com as devidas regras de segurança, que todos se divirtam enquanto estão naquela zona balnear”, frisou a autarca.

O equipamento, adquirido pela Autarquia no âmbito de um projeto financiado pela GRATER, é composto por uma pirâmide insuflável, com dois escorregas, uma rampa de acesso e uma zona de saltos para a água e escalada.

O acesso é monitorizado por um técnico credenciado, sendo obrigatório o uso de coletes flutuantes e o cumprimento das regras afixadas no local. O horário de utilizado é das 10h00 às 17h00, todos os dias, com interrupção no almoço.

O equipamento só pode ser usado por indivíduos com idades superior a 8 anos (inclusive), por períodos máximos de 10 minutos (em caso de afluência significativa) sendo obrigatório o acompanhamento parental nas crianças com idades entre os 8 e os 12 anos.

O insuflável só pode ser usado em simultâneo por oito pessoas, sendo proibidos os mergulhos de cabeça e demais comportamentos que ponham em risco a segurança individual, dos utilizadores do equipamento e dos banhistas em redor do mesmo.

No local, estão afixadas todas as regras, disponíveis em português e inglês, estando o técnico no local habilitado para todas as informações necessárias, contando a Autarquia com o acompanhamento dos nadadores-salvadores presentes no local.

As operações de instalação ocorreram na segunda-feira, dia 03, através de uma empresa contratada para o efeito, e contando com a colaboração da Polícia Marítima, do Serviço Municipal de Proteção Civil, do Comando da Zona Aérea dos Açores (que possibilitou o acesso ao cais americano para colocação das poitas de fixação na baía), do coordenador dos nadadores-salvadores no Concelho e de vários funcionários municipais.

O equipamento estará instalado na Prainha até ao final de agosto, podendo, contudo, ser desinflado em situações de mau tempo ou removido caso sejam repetidamente desrespeitadas as regras de segurança.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE