
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assegurou segunda-feira que o atual Executivo não deixa os florentinos para trás, procurando com “empenho e dedicação” resolver os desafios com que a ilha se depara.
“Este Governo nunca deixou para trás os florentinos. Qualquer razão de queixa é injusta. Digo isso olhos nos olhos. Não somos perfeitos, mas prioridade, empenho e dedicação para resolver os problemas da ilha das Flores não nos tem faltado”, declarou o governante.
José Manuel Bolieiro falava após uma visita ao Porto das Lajes das Flores, visita integrada no primeiro dia de visita estatutária do Governo dos Açores à ilha do grupo ocidental.
“Temos feito tudo o que corresponde à proteção dos florentinos depois desta calamidade do furacão Lorenzo”, sinalizou ainda o Presidente do Governo, que adiantou que será prolongada a presença do navio “Margarethe” na ilha.
“Temos dado resposta no que diz respeito a esta opção de um navio dedicado ao abastecimento da ilha das Flores. Vamos prolongar a sua presença nas Flores até termos uma operabilidade assegurada”, vincou o governante.
E foi mais longe: “Isto é para tranquilizar empresários e florentinos em geral. Vamos manter o «Margarathe» enquanto abastecimento dedicado à ilha das Flores”.
Neste momento está em marcha no porto a colocação de blocos Antifer na obra de emergência, que marcam já os primeiros efeitos concretos e visíveis de proteção da bacia portuária – o Governo dos Açores visitou inclusive o estaleiro onde estes são fabricados, a poucos quilómetros do porto.
“Prevemos até final de setembro ter a situação que a depressão Efrain provocou corrigida com os Antiferes que estamos a construir e que depois serão aproveitados para o futuro porto e novo molhe do porto, mas que agora servirá para proteção da ponte-cais”, disse a este propósito José Manuel Bolieiro.
O Governo dos Açores está até hoje na ilha das Flores, em visita estatutária.
© GRA | Foto: MM | PE
