
Desde terça-feira, os pontos turísticos do concelho da Praia da Vitória estão disponíveis na aplicação para dispositivos móveis (APP) Azores Smart Island, que congrega e disponibiliza informação de todas as ilhas em várias línguas e é um contributo fundamental para a digitalização da oferta turística regional, por ilha, por concelho e por freguesia. A informação foi sublinhada pela vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória e presidente da GRATER, Paula Sousa, na apresentação do aplicativo, que decorreu na manhã de terça-feira, dia 06, no Jardim de Angra do Heroísmo.
Para a autarca, a app Azores Smart Island representa um novo passo na promoção turística açoriana, reunindo informação validada pelas instituições locais e abrindo novas oportunidades para geolocalização de pontos turístico e eventos e, numa segunda fase, de referenciação de empresas e outros projetos.
“Este é um projeto inovador, que nasce das sinergias e parcerias efetivas dos grupos de ação local regionais – GRATER, ARDE, ADELIAÇOR e ASDEPR -, com o apoio do Governo dos Açores, conseguindo-se uma verdadeira plataforma multifunções de divulgação do nosso turismo. Na prática, os locais e quem nos visita, podem deixar as antigas bussolas e mapas na gaveta e viajar pelas suas freguesias, concelhos ou ilhas usando este recurso, que sinaliza a nossa oferta turística”, explica Paula Sousa.
Na aplicação (que pode ser usada em regime offline), o utilizador pode conhecer o que ver, o que fazer, onde ir e como ir em cada local selecionado, tendo acessível sugestões de percursos e outros elementos a conhecer.
“Além disso, tem acesso a uma rede de cerca de um milhar de beacons que, estando espalhados por todo o território, fornecem informações pormenorizadas sobre vários locais”, adianta Paula Sousa.
“No caso da Praia da Vitória, o projeto contou com o contributo de várias entidades, mas em particular com os técnicos do gabinete de Turismo da Autarquia, cujo conhecimento no terreno valoriza e valida a informação disponibilizada”, sublinha.
Segundo a autarca, a plataforma estará em permanente atualização, estando já a ser preparada uma segunda fase que permitirá que os municípios a utilizem como meio de divulgação de eventos e as empresas como plataforma promocional.
O projeto Azores Smart Islands foi cofinanciado pelo programa Prorural, representando um investimento de aproximadamente 500 mil euros.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
