
Em ano de celebração de 525 anos de existência, a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (SCMPV) foi esta segunda-feira, Dia dos Açores, nas Lajes do Pico, distinguida com a insígnia autonómica de mérito cívico, atribuída a todos aqueles que, em resultado de uma compreensão dos deveres cívicos contribuíram, de modo relevante, para os serviços à comunidade, nomeadamente nas áreas de ação social e cultural.
Fundada a 15 de agosto de 1498, a SCMPV conta hoje com quase 525 anos ao serviço da comunidade praiense, constituindo a instituição mais benemérita do concelho da Praia da Vitória.
A SCMPV é uma instituição social, de Direito Canónico, sem fins lucrativos, que estende a sua atividade nas diversas áreas da solidariedade social.
Na vertente da ação social destaca-se o apoio à família, a proteção à infância, à juventude e à velhice, a formação profissional, acolhimento e apoio a pessoas marginalizadas e vítimas de violência.
Atualmente, dá resposta a mais de 350 utentes diários, através de um conjunto de valências, que contam com 138 colaboradores, designadamente: uma rede educativa com creches, jardins-de-infância, ATL, Ludoteca e centro de informática; Unidades Residenciais do tipo Familiar para Acolhimento de Crianças e Jovens; o Centro de Apoio Integrado à Mulher Vítima de Violência; o Centro de Acolhimento Masculino para Cidadãos em Situação de Sem Abrigo; o projeto “Saltus” de intervenção junto de jovens em risco; o Centro de Economia Solidária, com uma rede de micro empresas de inserção social; o Núcleo de Prevenção e Combate à Violência Doméstica; e o Centro de Desenvolvimento de Inclusão Juvenil.
Na área da saúde, a Misericórdia foi, por mais de 400 anos, a única instituição do concelho que manteve um hospital ao serviço da população, até à criação do Centro de Saúde da Praia da Vitória na década de 70.
Possui uma farmácia na Praia da Vitória e um posto farmacêutico no Biscoitos, auxiliando pessoas carenciadas, para além de participar no suporte de toda a sua missão social.
Procura, acima de tudo, aprofundar e renovar os instrumentos de política social, trabalhando na implementação de medidas sociais pró-ativas de integração e solidariedade.
Na área da cultura, disponibiliza espaços para conferências, lançamento de obras literárias, exposições e outros eventos,
No reconhecimento da sua ação benemérita, a SCMPV tem recebido inúmeros distinções, como a Medalha de Mérito Municipal da autarquia da Praia da Vitória (1995), a Medalha de Honra (Prata) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, como testemunho de apreço e reconhecimento (1998), e a atribuição do título de Membro Honorário da Ordem de Mérito, entregue pelo Presidente da República, Jorge Sampaio (10 de junho de 2003).
A insígnia autonómica de mérito cívico foi entregue pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, ao provedor da SCMPV, Francisco Ferreira.

Ao Praia Expresso, o provedor Francisco Ferreira, declarou que este é um dia de muita alegria para aquela que é a instituição mais antiga do concelho da Praia da Vitória, que nestes 525 anos sempre esteve ao lado dos mais pobres e necessitados do concelho da Praia da Vitória. Sublinhou que a Praia da Vitória muito deve à SCMPV porque foi a partir dela que nasceram várias instituições importantes do concelho. Por último, Francisco Ferreira, destacou que a insígnia que acabara de receber é estímulo para que a SCMPV continue com a sua meritória missão, sublinhando que apesar dos seus 525 anos a SCMPV é uma instituição jovem e com muita vida, anunciando para breve o lançamento de uma campanha de angariação de novos irmãos.
© PE
