
A cantora e atriz Lúcia Moniz foi esta segunda-feira, Dia dos Açores, nas Lajes do Pico, distinguida com a insígnia autonómica de mérito profissional, destinada a reconhecer todos aqueles que se destacam pelo desempenho na sua profissão.
Ana Lúcia Pereira Moniz nasceu a 9 de setembro de 1976, em Lisboa, sendo filha dos músicos açorianos Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo.
Iniciou os seus estudos aos seis anos na Academia de Música de Santa Cecília, onde completou o 6.º ano de formação profissional.
Após quatro trabalhos discográficos editados em parceria com Nuno Bettencourt, Jorge Palma, Maria do Amparo, entre outros, inicia o percurso de atriz em televisão, teatro e cinema.
Em 2003, integra o elenco do filme britânico “O Amor Acontece”, de Richard Curtis, e entre 2006 e 2008 participa em duas peças de teatro musical encenadas por Filipe La Féria.
Em 2009, participa na série de televisão Living in your car, produzida por David Steinberg para a HBO Canadá, numa coprodução Portuguesa da beActive.
Em 2010, protagoniza a série Maternidade, da RTP 1, e estreia-se no teatro Nacional D. Maria II, interpretando a personagem Stella em “Um elétrico chamado desejo”, de Tennessee Williams, encenada por Diogo Infante.
Em 2013, integra o elenco de “Conversas depois de um enterro”, de Yasmina Reza, encenada por Renato Godinho.
Entre outros projetos de televisão, regressa, em 2017, ao teatro musical protagonizando “Quase Normal”, dirigido por Henrique e Nuno Feist, em cena por duas temporadas no casino Estoril e no Teatro da Trindade, em Lisboa.
A convite a Companhia de Teatro “Palco 13”, integra o elenco de vários projetos desde 2016, entre os quais “Ricardo II”, de Shakespeare.
Em 2019, é protagonista de duas coproduções internacionais cinematográficas, “Fatima”, de Marco Pontecorvo, estreado em agosto de 2020 nos EUA, e Listen, de Ana Rocha Sousa, estreado e premiado no 77’ Festival de Cinema de Veneza, em setembro de 2020.
Em 2021 foi distinguida e premiada pela sua interpretação em Listen, com destaque para o Prémio Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, e para o Raindance Film Festival, em Londres.
Entretanto, mudou a residência para a Praia da Vitória, onde, em fevereiro de 2021, iniciou um projeto de Teatro para Jovens, com o seu irmão Paulo Quedas. A iniciativa envolveu jovens adolescentes na criação artística “Plano”, apresentado ao público em junho de 2021, no Auditório do Ramo Grande.
E fevereiro de 2022, integra o elenco principal de “Operação Maré Negra” estreada na PrimeVideo, com coprodução espanhola e portuguesa, respetivamente Ficción Produccione e Ukbar Filmes, sob a realização de Daniel Calpasoro e Oskar Santos.
Atualmente, é uma das diretoras artísticas da Gerónima Associação Cultural, sediada na Praia da Vitória, onde continua a desenvolver projetos artísticos com crianças, jovens e adultos da comunidade terceirense.

Em declarações ao Praia Expresso, Lúcia Moniz após receber a insígnia autonómica de mérito profissional disse tratar-se de um “dia muito especial e de um momento especial que irá marcar para sempre a minha memória”.
Acrescentou que “esta forma de reconhecimento” pelo seu trabalho “é muito gratificante e dá-nos também uma força e um empurrão para continuarmos o trabalho”, mas não deixou de observar que o reconhecimento que acabara de receber do seu trabalho também lhe traz um “bocadinho de responsabilidade” no sentido de lhe dar continuidade.
© PE
