A Força Aérea resgatou, no fina da tarde de sexta-feira, dia 25 de março, um tripulante, que “precisava de assistência médica urgente e se encontrava a bordo do veleiro “MALUEL40”, a 370 km da Ilha Terceira”, foi hoje revelado.
De acordo com a nota enviada às redações, “um helicóptero EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º 4, nas Lajes, em direção à zona de operações, tendo o resgate sido efetuado, pelas 22H00”.
O tripulante foi transportado para a Base Aérea N.º 4, onde aguardava uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores que o encaminhou para uma unidade hospitalar.
A acompanhar resgate, lê-se ainda no comunicado da Força Aérea, esteve um C-295M, operado pela Esquadra 502 – “Elefantes”.
O EADS C-295M é um avião de construção metálica, de asa alta, com um grupo propulsor constituído por dois turbo-prop, fuselagem e cabine de voo pressurizadas e trem de aterragem retrátil.
O C-295M foi desenhado e construído com a finalidade de transporte militar de médio e curto alcance, com a parte traseira da fuselagem equipada com uma rampa/porta hidráulica que proporciona uma diversa variedade de missões, tal como o transporte de tropas e carga, evacuações médicas, vigilância e lançamento de cargas.
O C-295M é certificado para operações em quaisquer condições meteorológicas, em condições de regras de voo visual (VFR) e em regras de voo por instrumentos (IFR).
A Esquadra 502 da Força Aérea realiza missões de Transporte Aéreo-geral, Transporte Aéreo-tático, Apoio Logístico, Vigilância Marítima, Busca e Salvamento, Evacuações Aero-médicas, Lançamentos de Tropas Aerotransportadas, lançamento de carga aérea e Transporte de Altas Entidades.
© FAP | Vídeo: FAP | PE
