
O presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, reivindicou junto de José Manuel Bolieiro, o reforço do investimento do Governo Regional dos Açores na ilha do Faial, foi esta sexta-feira anunciado.
“Os faialenses esperam há muitos anos, e merecem deste Governo Regional dos Açores o devido investimento, necessário para o desenvolvimento da nossa ilha”, afirmou o presidente da edilidade, citado em nota do Município, referindo-se ao setor agrícola, e às diversas áreas de governação.
Na cerimónia de inauguração da empreitada de beneficiação do Caminho Rural da Freguesia do Salão, diz a nota, Carlos Ferreira enalteceu a realização da obra “fundamental para um melhor acesso às explorações agrícolas das freguesias da Ribeirinha e do Salão”, e salientou que a mesma “permitirá também criar uma via de acesso a todos os cidadãos amantes da natureza, ou que têm particular interesse em apreciar o interior da ilha do Faial e as nossas belezas naturais”.
Na esfera da sua competência, o presidente deixou o compromisso que a Câmara Municipal da Horta irá intervir, ao longo do presente mandato, em diversas vias municipais da freguesia do Salão.
“Considerando o estado avançado da degradação do piso e a necessidade de substituição das débeis e velhas redes de água, o Município pretende avançar, neste mandato, com a intervenção do Caminho Velho, bem como na Rua do Barreiro, Canada do Rebentão e Canada do Grotão”, avançou.
No final da sua intervenção, Carlos Ferreira salientou que ainda é possível fazer mais e articular esforços entre as diversas instituições públicas com competência nestas áreas.
“Através da rentabilização dos recursos e dos meios disponíveis, podemos fazer mais e servir melhor as nossas populações”, concluiu.
O Caminho Rural do Salão, localizado na freguesia do Salão, concelho da Horta, no lado norte da ilha do Faial, é uma importante ligação à área agrícola de média altitude desta freguesia. Na sua totalidade, este Caminho Rural tem uma extensão de 4.728 metros, numa altitude entre os 155 metros e os 490 metros.
A intervenção teve como objetivo uma melhoria significativa no acesso às explorações agrícolas, permitindo uma melhor mecanização e escoamento dos produtos agrícolas.
A beneficiação consistiu na repavimentação de um total de 938 metros, sendo 878 metros no caminho rural do Salão e 60 metros no caminho rural da Ribeirinha, numa largura de cinco metros, com aplicação de camada de desgaste com seis centímetros de espessura.
Foram ainda instaladas duas passagens hidráulicas com um aumento significativo de capacidade, bem como efetuados melhoramentos do sistema de drenagem numa extensão de cerca de 470 metros.
© CMH | Foto: CMH | PE
