
O município da Madalena, o mais jovem da ilha do Pico, comemora na próxima terça-feira, 08 de março, 299 anos de elevação a vila. Foi neste dia, 08 de março, que em 1723, D. João V assinou a carta régia que converteu a então povoação da Madalena em sede de concelho.
De acordo com uma nota na página de internet do município, hoje consultada pelo Praia Expresso, a efeméride será assinalada pelas 18:30 horas, na igreja de Santa Maria Madalena, “com a tradicional Eucaristia”.
A par da celebração religiosa, refere a nota, a autarquia “irá ainda atribuir distinções honoríficas a empresas com 25 anos de existência e colaboradores do Município, com 25 de serviço, enaltecendo o seu contributo cívico ou profissional para o desenvolvimento e projeção da Madalena”.
Atualmente o concelho da Madalena é o mais populoso dos três concelhos da ilha do Pico. De acordo com os resultados provisórios dos Censos 2021, divulgados na página do Instituto Nacional de Estatística, o concelho da Madalena é o décimo quinto de todo o país com maior crescimento demográfico, contando com um aumento 4,5 por cento de residentes.
A par do crescimento da sua população, que passou de 6.049 habitantes para 6.323, a Madalena registou, nos últimos 10 anos (2011 — 2021), um crescimento de 12% no número de agregados, 14,4% nos alojamentos e 11,4% no número de edifícios.
© CMM | Imagem: CMM | PE
