
O Governo Regional vai apoiar, através da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, o projeto “Medicina Mais Perto: Ilhas”, a implementar nos Açores no próximo mês de março, pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
A iniciativa visa promover a intervenção direta de 20 alunos da FMUL nas ilhas Terceira, Pico e Faial, com o objetivo de promoção de boas práticas de saúde, através da educação, da sensibilização e do aconselhamento nas áreas da saúde pública, da saúde sexual e reprodutiva, das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares e da hipertensão artéria e diabetes, visando assim, a literacia em saúde.
Na prática, os alunos propõem-se efetuar rastreios de hipertensão arterial e diabetes e controlos de índice de massa corporal e perímetro.
Realizarão também ações de sensibilização para a importância do autoexame mamário, para os problemas associados ao consumo de álcool e estupefacientes e para o combate ao estigma associado à doença mental.
A AEFML
A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), fundada a 30 de setembro de 1914, é uma das mais antigas associações estudantis de Portugal.
É uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo a defesa dos interesses dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) na vida escolar e na sociedade em geral.
Estatutariamente, todos os estudantes inscritos na FMUL têm o direito de participação democrática na vida associativa, designadamente o de elegerem e serem eleitos para cargos associativos.
© GRA | PE
