CMPV DISPONIBILIZA APOIO FINANCEIRO AOS 15 SALÕES QUE TRADICIONALMENTE ACOLHEM MANIFESTAÇÕES DO CARNAVAL TERCEIRENSE

A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) vai disponibilizar um apoio de 1.350 euros a cada uma das 15 instituições no concelho com salão que tradicionalmente recebem danças, comédias e bailinhos de Carnaval, e que este ano, mais uma vez, devido à situação epidemiológica estão impedidas de o fazer.

A medida foi confirmada sexta-feira pela presidente da edilidade, Vânia Ferreira, em nota de imprensa enviada às redações. Na nota, Vânia Ferreira explica que a medida estava já orçamentada como apoio às danças e bailinhos de Carnaval, sendo um apoio aos salões que voltam a ver-se privados das receitas que tinham nesse período festivo.

“Apesar de não haver Carnaval, este montante será redistribuído pelas instituições com salões. Estamos cientes da importância que a realização do Carnaval da Ilha Terceira tem para as instituições que recebem as danças a bailinhos, pois esta época constitui uma das mais importantes – senão a mais importante – oportunidade para gerarem receita”, afirmou, citada na referida nota, a jovem edil praiense.

“O montante a ser redistribuído pretende apoiar as associações, coletividades e sociedades na sua gestão diária e permitir que estas possam realizar investimentos nas suas infraestruturas. Quer-se que sustentabilidade futura destas forças vivas esteja assegurada”, reiterou a presidente.

Na última sessão ordinária da Assembleia Municipal da Praia da Vitória, realizada na passada segunda-feira, 21 de fevereiro, na freguesia da Vila Nova, foi aprovada uma proposta de recomendação, apresentada pelo grupo municipal do Partido Socialista, no sentido da CMPV conceder um apoio extraordinário às sociedades e salões que recebem bailinhos e danças de Carnaval, “nos mesmos moldes do apoio concedido no ano passado”. Em 2021, estes 15 salões receberam do então executivo municipal um apoio 5.000 euros, por forma, a de certo modo compensar, a perca de uma das suas principais fontes de receitas, centrada nas vendas de bar aquando da exibição das danças, bailinhos e comédias de Carnaval nos seus salões.

Pelo segundo ano consecutivo, as tradicionais manifestações populares características do Carnaval da ilha Terceira foram canceladas, devido às medidas de combate à propagação da pandemia de COVID-19. Desde sexta-feira até à próxima terça-feira, por determinação do Governo Regional dos Açores, estão proibidos quaisquer festejos, celebrações ou eventos de Carnaval, em todas as ilhas dos Açores.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe um comentário