COORDENADORA DO PROJETO “MARINHEIROS DA ESPERANÇA” RECEBIDA PELO PRESIDENTE DO GOVERNO DOS AÇORES

A coordenadora do projeto “Marinheiros da Esperança” e embaixadora para Portugal da Fundação “Juegaterapia”, Ana Príncipe, foi esta terça-feira recebida, em audiência, no palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.

O projeto “Marinheiros da Esperança” destina-se a abrir horizontes a todas as crianças, congregando serviços educativos de pediatria de hospitais públicos de Portugal, Espanha e Itália, através das histórias da Circum-navegação. A iniciativa tem como objetivo contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida de crianças e jovens internados em pediatrias de diferentes países, através da promoção do seu conhecimento e desenvolvimento humano.

Na ocasião, segundo nota publicada no portal do Governo, o presidente do executivo assinou o “Diário de Bordo”, uma criação da artista italiana Margherita Michelazzo em homenagem a Pigafetta, o principal cronista da expedição de Magalhães.

As crónicas de Pigafetta inspiraram as crianças internadas nos desenhos alusivos à Primeira Viagem de Circum-navegação, incluídos no livro “Marinheiros da Esperança, na rota de Magalhães e Elcano”, editado em Portugal, Espanha e Itália.

O projeto “Marinheiros da Esperança” foi já condecorado, nomeadamente pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, que valorizou a “elevada competência, abnegação e extraordinário desempenho” da coordenadora Ana Príncipe “no desenvolvimento de programas pedagógicos para crianças internados em serviços de pediatria do Serviço Nacional de Saúde”.

Com o projeto “Marinheiros da Esperança”, Ana Príncipe e a sua equipa defendem que a ocupação do tempo em atividades pedagógicas, entre tratamentos, das crianças internados em serviços de pediatria, melhora os seus conhecimentos e atenua a ansiedade que estas situações geram.

José Manuel Bolieiro prestou também reconhecimento à causa da Fundação “Juegaterapia”, entidade que apoia crianças em tratamento oncológico, dotando-as de ferramentas que promovam a brincadeira, humanizando o ambiente hospitalar.

Como homenagem a todas as crianças com doenças oncológicas, a Fundação “Juegaterapia” criou os “Baby Pelones”, bonecos que se tornaram um símbolo da luta contra o cancro infantil, que são inspirados por crianças que lutam contra o cancro e que estão à venda em diversas lojas em Portugal.

© GRA | Fotos: MM/GRA | PE

Deixe um comentário