
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou, esta segunda-feira, que a educação tem de ser a “causa primeira” de uma comunidade e um território, estando o Executivo a procurar, com a sua agenda para a década no setor, inverter diversos indicadores nesta área.
A “agenda de década” do XIII Governo dos Açores para a educação passa por promover o sucesso escolar com o envolvimento de todos, nomeadamente alunos, famílias e professores, defendeu o governante.
Citado em nota publicada no portal do Governo, José Manuel Bolieiro falava após ter presidido à cerimónia que assinalou os dos 170 anos da Escola Antero de Quental, em Ponta Delgada.
Falando na sessão como Presidente do Governo, mas também como antigo aluno da escola, José Manuel Bolieiro evocou o “legado de ensinamento filosófico, postura educativa” e de “afirmação de gerações de sucesso local, nacional e mundial” que foram estudantes na Antero de Quental.
No que refere às obras de manutenção e conservação do espaço, o governante deixou o compromisso de a região apoiar esse desígnio, procurando ainda meios comunitários e do Estado para que se encontre maior “músculo financeiro”.
Aos jornalistas, no final da sessão, José Manuel Bolieiro lembrou o caminho traçado pelo atual Governo pela “dignidade dos docentes”, nomeadamente ao nível dos vínculos laborais.
“Trabalhamos já num ano de governação numa aposta significativa no fim da precariedade do vínculo laboral dos docentes”, lembrou o presidente do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.
© GRA | Foto: MM/GRA | PE
