PONTA DELGADA: INAUGURADA VARIANTE A SÃO ROQUE, “MAIS CÓMODA E SEGURA”

O concelho de Ponta Delgada tem uma nova variante à freguesia de São Roque, que vai permitir um acesso de forma mais “cómoda e segura” aos moradores, avançou o presidente do Governo Regional.

“A criação, há muito desejada, desta variante à estrada regional agora transforma a circulação pelo interior de uma parte da freguesia mais cómoda e mais segura para os moradores”, afirmou o presidente do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, citado em comunicado de imprensa publicado este sábado no portal do Governo dos Açores.

A obra, agora inaugurada, foi consignada em 14 de maio de 2021 e teve um custo final de 866 mil euros.

Criou uma alternativa viária à atual estrada regional, que atravessa a malha urbana e apresentava problemas de segurança relativos à circulação pedonal, devido à ausência de passeios.

“Creio que ficámos aqui com uma vantagem, com um troço de cerca de 500 metros quadrados, sete metros de largura, com passeio, o que ajuda também na circulação pedonal a garantir mais vantagem de segurança, comodidade e lazer”, frisou José Manuel Bolieiro.

A variante fica a norte da estrada regional entre a Rua das Maricas e a zona adjacente ao Ilhéu de São Roque e integra uma interceção giratória na vizinhança da escola EB/JI de São Roque, como medida de redução da velocidade e aumento da segurança.

O presidente do executivo anunciou que a nova variante deverá ganhar o nome do futebolista açoriano Pedro Pauleta, natural de São Roque, que descreveu como “um ilustre são-roquense que muito honra a freguesia, o seu povo e os Açores inteiros”.

José Manuel Bolieiro destacou ainda a “ambição das pessoas e das instituições” para que a obra se concretizasse.

“O que é preciso é que as instituições e os interesses, em vez de estarem de costas voltadas, possam encontrar denominador comum e oportunidades de coparticipação. E foi isso que finalmente se alcançou e se tornou possível o que era à partida muito difícil”, salientou.

Para além do troço, foi este sábado inaugurado um parque de estacionamento, que aproveitou as áreas remanescentes de expropriação e a área anteriormente ocupada pela canada das Maricas.

A obra, que ascendeu a 100 mil euros, inclui um parque de estacionamento com capacidade para 40 viaturas ligeiras e zona envolvente, numa área total de 1500 metros quadrados.

O presidente do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM inaugurou também a obra de requalificação do miradouro do Rosto do Cão, que colocou a descoberto estruturas militares descobertas no local.

Segundo o executivo, aquando dos reconhecimentos efetuados para a elaboração do projeto de arquitetura, foram encontrados no local vestígios de estruturas militares enterradas e foi possível confirmar, junto do coronel Salgado Martins, do Museu Militar dos Açores, a existência de uma estrutura fortificada no miradouro do Rosto do Cão, edificada em 1942.

© Lusa | Foto: MM/GRA | PE

Deixe um comentário