
O navio mercante “Felicity Ace” com bandeira do Panamá que deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 16, um incêndio no porão de carga, quando navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da ilha do Faial, transportava 3.965 veículos de diferentes marcas do grupo Volkswagen, segundo avançou esta sexta-feira a agência de notícias Bloomberg.
De acordo com a Bloomberg, que teve acesso ao um e-mail interno das operações da Volkswagen nos Estados Unidos da América (EUA), no porão de carga encontram-se veículos automóveis da marca Volkswagen, Porsche, Audi e Lamborghini destinados ao mercado dos EUA.
Dos 3.965 veículos a bordo, cerca de 1.100 são Porches, segundo Luke Vandezande, porta-voz da empresa, citado pela Bloomberg, que disse que os clientes estão a ser contactados pelos revendedores, manifestando-se aliviado por os 22 tripulantes do navio estarem bem e seguros.
Já o porta-voz da operação da Lamborghini nos EUA, recusou-se a comentar à Bloomberg o número de carros que a empresa tinha a bordo ou quais modelos foram afetados, mas ainda assim, adiantou que a empresa está em contato com a transportadora para obter mais informações sobre o incidente.
O navio que fazia a ligação entre o porto de Emden (Alemanha) e Rhode Island (EUA), com dimensão equiparada a três campos de futebol americano, ainda esta sexta-feira continuava em chamas e à deriva, mas sem causar qualquer foco de poluição, segundo o porta-voz da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.
Ainda segundo declarou o comandante José Sousa Luís, chefe do serviço de Comunicação, Informação e Relações Públicas da Marinha Portuguesa, à agência Lusa, não há “indicação de risco de afundamento”.
Os prejuízos relacionados com os veículos transportados no porão de carga estão estimados em cerca de 100 milhões de euros, segundo avança a Bloomberg.
© PE | Foto: MP
