BE QUER ESCLARECIMENTOS SOBRE RECUPERAÇÃO DO CINEMA DO AEROPORTO DE SANTA MARIA

O Bloco de Esquerda (BE) questionou esta quinta-feira o Governo dos Açores sobre o futuro modelo de gestão e dinamização do cinema do aeroporto de Santa Maria, cuja recuperação “deveria ter ficado concluída no fim de 2019”.

O cinema do aeroporto de Santa Maria está fechado desde 2007 por motivos de segurança, dado o estado de degradação.

Em agosto de 2016, o executivo regional do PS adjudicou a obra de recuperação do cinema, com uma sala que tinha 501 lugares e construído pelos norte-americanos durante a II Guerra Mundial, visando dotar o imóvel de condições para espetáculos de teatro, dança, música e cinema e para a realização de conferências.

Num requerimento enviado hoje, os deputados do BE no parlamento regional, António Lima e Alexandra Manes, lembram que, apesar de se prever a conclusão da obra no fim de 2019, “a infraestrutura ainda não foi inaugurada, devido a atrasos”, mas também porque “ainda falta instalar alguns equipamentos necessários para a realização de espetáculos e para a projeção de cinema”.

Segundo os deputados do Bloco, “o valor da obra foi retificado para 4,5 milhões de euros, um aumento de custo previsto devido à derrocada do teto original”.

“O contrato assinado em março de 2020 para a elaboração do ‘Projeto Cénico para o Cinema do Aeroporto da Ilha de Santa Maria’, que tinha um prazo de execução de 60 dias, estabelece que a obra terá que realizar-se até dois anos após a aprovação do projeto, caso contrário a empresa adjudicatária será indemnizada”, apontam.

O partido quer saber “se houve pagamento de indemnizações ou trabalhos a mais nesta obra e qual o cronograma para o procedimento inerente à escolha do modelo de gestão e dinamização desta infraestrutura, e quem será o responsável por tal escolha”.

“Considerando a incerteza acerca da gestão desta infraestrutura, pese embora a importância dada ao envolvimento dos agentes culturais locais, na realidade desconhece-se os contornos e os objetivos que irão presidir à sua dinamização”, lê-se no requerimento, enviado hoje às redações.

Os deputados do BE/Açores solicitaram ainda respostas do atual Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM sobre a recuperação da antiga torre de controlo do aeroporto de Santa Maria, que se encontra “em estado de degradação preocupante”.

O Bloco de Esquerda lembra que aquele edifício “foi transferido pela ANA para o Governo Regional”, com o “respetivo envelope financeiro”, de acordo com declarações de 2018 do então secretário regional da tutela.

A antiga torre de controlo de tráfego aéreo do aeroporto de Santa Maria “encontra-se em evidente processo de degradação, sem que se conheça qualquer forma de intervenção com vista à sua manutenção, muito menos à sua requalificação”, alertam.

“Foi de conhecimento geral o lançamento do concurso público, pela ANA, para adjudicação da obra de requalificação sem que tivesse havido qualquer manifestação de interesse, alegadamente devido ao reduzido valor base da adjudicação”, recordam.

O BE quer saber qual o valor e as condições deste envelope financeiro entregue pela ANA à no processo e se o Governo Regional tem intenção de requalificar a antiga torre de controlo de tráfego aéreo.

O BE sublinha que tanto o cinema como a antiga torre de controlo do aeroporto são “dois equipamentos com importância histórica e cultural para a ilha de Santa Maria”.

A Força Aérea dos Estados Unidos da América (EUA) instalou-se em Santa Maria durante a II Guerra Mundial e ali teve uma base aérea até ir para as Lajes, na ilha Terceira, no final dos anos de 1940.

© Lusa | Foto: DR | PE

Deixe um comentário