
O Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, recebeu esta terça-feira em audiência de apresentação de cumprimentos o novo Comandante da Zona Aérea dos Açores, Brigadeiro-General João Carlos Bastos Jorge Gonçalves, a quem desejou uma boa missão, sublinhando a importância da presença da Força Aérea Portuguesa nos Açores.
Durante a audiência, o Presidente Luís Garcia desejou votos de sucesso no desempenho nas missões militares da Força Aérea nos Açores, destacando o seu “importante papel nas áreas de busca e salvamento, evacuação urgente de doentes e no apoio ao Serviço Regional de Proteção Civil, sobretudo em situações de catástrofe e de calamidade pública”.
O Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores afirmou ainda que esse “papel relevante e insubstituível da Força Aérea nos Açores é motivo de grande reconhecimento e carinho por parte de todos os açorianos”.
O novo Comandante da Zona Aérea dos Açores, Brigadeiro-General João Carlos Bastos Jorge Gonçalves, é formado pela Academia da Força Aérea em Ciências Militares e Aeronáuticas, na especialidade de Piloto-Aviador.
Do seu longo currículo, destaca-se a sua nomeação, em 2009, como Assessor da Força Aérea da Casa Militar da Presidência da República, e depois a sua colocação no Estado-Maior da União Europeia em Bruxelas, entre 2013 e 2016, e o Comando da Base Aérea N.º 5, em Monte Real, onde estava desde 2018.
Ao longo da sua carreira militar, recebeu várias condecorações e louvores, das quais se destacam o grau de Comendador da Ordem de Avis, Medalha de Serviços Distintos grau Prata, Medalha de Mérito Militar de 2.ª Classe e Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.
© GC-ALRAA | Foto: ALRAA | PE
