
O PSD/Açores defendeu esta segunda-feira, através da deputada Vitória Pereira, a necessidade de “alavancar o arrendamento com opção de compra”, por forma a responder à estagnação do sector, na última década, devido à falta de promoção do parque habitacional.
Para a deputada social-democrata, citada em nota do partido, que falava no âmbito de uma visita à Cooperativa Nossa Vila Nossa Casa, em Rabo de Peixe, “o acesso à habitação é um direito universal que deve ser garantido aos açorianos através de uma oferta pública justa e transparente, ao alcance dos rendimentos das famílias de todas as condições sociais”.
“Habitação é uma preocupação e uma prioridade do atual Governo Dos Açores”, realçou Vitória Pereira, que destaca a concessão de uma verba de 3,5 milhões de euros destinados a programas habitacionais no orçamento da Direção Regional da Habitação em 2021. O executivo apoiou o arrendamento de 2000 famílias.
Em 2022, o Governo Regional adquiriu um edifício – Foros Solmar – em Vila Franca do Campo que permitirá disponibilizar 24 casas para arrendamento com opção de compra, apontou a parlamentar durante a visita.
A deputada salvaguarda que “é fundamental trabalhar para responder à desigualdade no domínio da habitação para combater a pobreza, a exclusão social e estimular a fixação de famílias sendo um incentivo ao aumento da natalidade”.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE
