
Após uma longa e delicada operação de reboque, o navio-tanque da Transinsular “São Jorge” acostou na tarde desta sexta-feira no porto oceânico da Praia da Vitória.
Recorde-se que este navio, que faz o transporte de combustíveis inter-ilhas, embateu na noite de segunda-feira, 07 de fevereiro, no ilhéu da Praia, quando largava o porto da Praia, na ilha Graciosa, tendo sofrido um rombo na casa das máquinas que originou uma entrada de água a bordo. O acidente ocorreu após a saída de bordo do piloto que o assistiu na manobra inicial.
Ontem e quarta-feira o navio foi objeto de perícias e trabalhos de tamponamento e escoramento por mergulhadores da Marinha portuguesa, tendo iniciado depois o reboque com destino à Praia da Vitória.
A operação de reboque a cargo de dois rebocadores, foi acompanhada pelo NRP Setúbal, da Marinha portuguesa, e por duas equipas da Brigada de Intervenção Rápida de Combate à Poluição (BIRPOL), da Autoridade Marítima Nacional, prevenindo eventuais derrames que possam ocorrer.
Agora na Praia da Vitória, o navio-tanque será alvo de trabalhos de reparação de danos e de uma vistoria para apurar as condições de navegabilidade.
Abaixo, fotorreportagem das manobras de aproximação e acostagem no porto oceânico da Praia da Vitória, realizadas esta tarde.










© PE | Fotos: RS/PE
