PES: CÂMARA ENTREGA VIATURA À PSP DA PRAIA DA VITÓRIA

A Câmara Municipal da Praia da Vitória entregou, na tarde da passada terça-feira, dia 08 de fevereiro, uma viatura à Polícia de Segurança Pública na Praia da Vitória com vista ao reforço de meios operacionais do Programa Escola Segura (PES) no concelho, informou a autarquia em nota de imprensa.

A cedência da viatura foi protocolada entre as duas instituições, tendo na ocasião, a presidente da Câmara, Vânia Ferreira, sublinhado que a ação destina-se a dar maior visibilidade aos agentes de segurança junto dos estabelecimentos de ensino.

“A segurança escolar constitui uma das prioridades do executivo municipal, pelo que consideramos muito importante a atribuição desta viatura no sentido de contribuir para a dinâmica associada aos estabelecimentos de ensino e áreas envolventes, nomeadamente no reforço das medidas de segurança que envolvem a comunidade escolar. Pretendemos que esta viatura auxilie as escolas e também as famílias do Concelho”, explicou, citada em nota, a presidente Vânia Ferreira.

A autarca manifestou ainda o seu agradecimento pelo trabalho desempenhado pela PSP no concelho e garantiu a disponibilidade municipal para futuros projetos de cooperação.

“Os agentes da PSP garantem diariamente a coesão social do concelho da Praia da Vitória, salvaguardando o bem-estar da população. Neste sentido, gostaria também de agradecer aos agentes de segurança pelo empenho e dedicação demonstrados na proteção da comunidade. Estamos, enquanto autarquia, inteiramente à disposição para cooperar com a PSP, considerando a importância da união de esforços entre entidades locais no contributo para a segurança e bem-estar dos nossos munícipes”, enfatizou.

Por seu turno, o comandante da Divisão Policial de Angra do Heroísmo, Júlio Costinha, realçou o reforço que a viatura introduz no programa.

“Naturalmente, a segurança das crianças e jovens que frequentam as escolas, bem como o ambiente vivido no meio escolar é um trabalho que exige uma vigilância constante, a fim de garantir o bem-estar destas gerações”, disse.

PROGRAMA ESCOLA SEGURA (PES)

O PES foi criado em 1992 e resulta de um protocolo celebrado entre o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Educação, que vem na sequência da campanha lançada junto das escolas, em 1985, pelo Comando-Geral da PSP, denominada “Brincar em Segurança”.

Para além do seu objetivo principal de melhorar os índices de segurança objetiva e subjetiva que se verificavam no interior dos espaços escolares e áreas circundantes, o PES aposta igualmente na sensibilização infantil e juvenil sobre as regras e comportamentos de segurança a adotar no meio escolar e fora dele.

O PES é um programa de âmbito nacional, incluindo todos os estabelecimentos de ensino não superior, públicos, privados e cooperativos.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe um comentário