
A partir do próximo dia 07 de fevereiro, segunda-feira, e durante duas semanas, irá decorrer nas ilhas do Corvo, Flores e Santa Maria, o processo de Mapeamento dos Usos do Oceano.
Esta iniciativa é realizada no âmbito do programa Blue Azores, um programa centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos e que tem como objetivo proteger 30% do Mar dos Açores através de Áreas Marinhas Protegidas.
Este inquérito, visa conhecer melhor o modo com usamos e valorizamos o nosso Mar e é uma oportunidade para os açorianos se pronunciarem acerca do futuro da sua conservação.
As informações obtidas neste inquérito irão complementar e aprofundar os dados científicos existentes, ajudando a preencher lacunas relacionadas com as atividades que ocorrem nas zonas costeiras do arquipélago. Os resultados deste processo serão depois utilizados na definição das Áreas Marinhas Protegidas dos Açores.
BLUE AZORES
Focado na conservação e utilização sustentável do Mar dos Açores, o Programa Blue Azores contribui para a proteção, promoção e valorização dos recursos marinhos do arquipélago, criando novas vias para o desenvolvimento económico sustentável da região.
TRÊS PARCEIROS, UMA VISÃO
O Blue Azores nasce de uma parceria entre o Governo Regional dos Açores, a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt, que se uniram em torno de uma visão comum – proteger, promover e valorizar o capital natural marinho dos Açores – com a ambição de garantir um oceano saudável como base de uma economia azul próspera e sustentável.
Com base em dados científicos robustos e na colaboração com diversos parceiros e entidades, o programa Blue Azores pretende criar novas avenidas para o desenvolvimento económico sustentável do arquipélago, em cooperação direta com os principais interessados no mesmo.
Trabalhando em estreita colaboração com as equipas científicas da Universidade dos Açores, este programa beneficia de décadas de conhecimento científico, garantindo um suporte informado na implementação das áreas marinhas protegidas.
Sítio web: https://pt.blueazores.org/
© PE | Imagem: BA | Vídeo: BA
