IL/AÇORES ESPERA QUE REMODELAÇÃO DO GOVERNO REGIONAL SEJA FEITA “O MAIS BREVE POSSÍVEL”

O coordenador regional dos Açores da Iniciativa Liberal (IL) disse esta sexta-feira esperar que seja feita “o mais breve possível”, e “sem atropelos”, uma remodelação no Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

“Essa remodelação deve ser, em nosso entender, o mais breve possível, sem atropelos”, sustentou Nuno Barata, quando questionado pelos jornalistas sobre uma eventual remodelação no executivo açoriano, um tema que esteve “nas entrelinhas” da reunião de hoje com o presidente do Governo.

Nuno Barata falava, em Ponta Delgada, em declarações aos jornalistas após uma reunião com o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, no âmbito da auscultação dos parceiros sociais e partidos tendo em vista a elaboração do Programa Operacional dos Açores (POA) 2030, em Ponta Delgada.

O também deputado da IL na Assembleia Legislativa dos Açores, com quem o PSD assinou um acordo de incidência parlamentar após as legislativas regionais de 2020, disse que o assunto de uma eventual remodelação no Governo Regional “não esteve totalmente” na reunião de hoje com o chefe do executivo açoriano, “mas esteve nas entrelinhas”.

“Parece-me que o presidente do Governo conseguiu compreender a mensagem que os açorianos exprimiram nas urnas no último domingo e vamos aguardar pelos desenvolvimentos. O presidente do Governo já fez declarações públicas de que está a ponderar a possibilidade de uma remodelação governamental e a estudar a melhor solução para os próximos dois anos da legislatura”, sustentou Nuno Barata.

O líder da IL lembrou que uma eventual remodelação do Governo Regional começou a ser falada “há já mais de três meses” e “um dos membros da coligação pediu quase que publicamente uma remodelação de um determinado secretário”.

“É muito difícil coordenar os trabalhos do conselho de Governo onde as pessoas não sabem se vão ser remodeladas amanhã ou depois”, apontou o parlamentar.

Nuno Barata disse ainda que a IL “foi o primeiro partido na Região a falar deste assunto já há bastante tempo”.

“Continuamos a insistir que é preciso fazer diferente para ter resultados diferentes, porque continuar igual os resultados não vão ser bons”, sublinhou.

Barata disse ainda que, “nos próximos dias, não está previsto nenhum encontro” entre o Governo Regional e a IL, mas frisou que “os telefones estão sempre ligados” e “os emails estão sempre abertos”.

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, admitiu esta semana a necessidade de fazer uma “avaliação” do executivo, quando questionado sobre uma eventual remodelação, sem se comprometer com prazos.

“Sou sensível, desde logo, ao senso comum associado ao bom senso para, não sendo cego, surdo e mudo, poder fazer uma avaliação, que farei, naturalmente também bem aconselhado e correspondendo com humildade democrática a um lastro de entendimentos que é necessário fazer para a governação nos Açores”, afirmou o chefe do executivo açoriano da coligação PSD/CDS-PP/PPM.

A coligação PSD/CDS-PP/PPM formou governo em novembro de 2020, mas para ter maioria no Parlamento açoriano necessita do apoio parlamentar dos deputados do Chega e da Iniciativa Liberal e do deputado independente (ex-Chega).

© Lusa | Foto: DR | PE

Deixe um comentário