PS PEDE AO GOVERNO ESCLARECIMENTOS SOBRE AGRAVAMENTO DOS PREJUÍZOS DA SATA PARA 90 ME

O Grupo Parlamentar do PS questionou esta terça-feira, o Governo Regional dos Açores, sobre “qual o motivo do agravamento dos prejuízos do Grupo SATA para os 90 milhões de euros, sem os subsídios”, em apenas nove meses de 2021.

Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional, assinado pelos deputados Carlos Silva e José Ávila, os parlamentares socialistas pretendem ver esclarecidos “os motivos do agravamento dos resultados, em especial sobre o aumento substancial dos subsídios, dado o seu impacto material nas contas do grupo”, solicitando a discriminação “dos subsídios à exploração registados nas empresas do grupo SATA, em 2020 e 2021, identificando a entidade pagadora, a natureza do subsídio à exploração, a justificação para a sua atribuição e os respetivos documentos comprovativos”.

Os socialistas questionaram também o Executivo, para que este responda “de que forma a Tarifa Açores afetou os prejuízos da SATA” e “qual o valor correspondente à Tarifa Açores, dentro do montante de subsídios à exploração da transportadora aérea Açoriana”.

Outra questão colocada pelos deputados do PS foi se o Plano de Reestruturação do Grupo SATA, apresentado à Comissão Europeia, “contempla estes subsídios à exploração e a própria Tarifa Açores?”.

Os deputados do PS realçaram que “os resultados totais corrigidos do Grupo SATA, contemplando a SATA Air Açores SA, a SATA Internacional – Azores Airlines e a SATA, Gestão de Aeródromos SA são negativos em 90,18 milhões de euros, o que corresponde a um agravamento das contas da companhia aérea Açoriana”.

 “Estes números contradizem a anunciada recuperação económica e financeira da SATA e devem de ser minuciosamente explicados pelo Governo Regional não apenas ao PS, mas sobretudo aos Açorianos”, finalizaram os deputados do PS/Açores.

Requerimento.

© PS/A | Foto: PS/A | PE

Deixe um comentário