
A Biblioteca de Angra do Heroísmo inaugura no dia 4 fevereiro, pelas 18:00, no espaço expositivo do webcafé, a exposição de pintura “Saudade”, da autoria de Martim Cymbron, que ficará patente até 30 de abril, anunciou hoje a Direção Regional da Cultura.
Inspirado no Jardim Saudade, repleto de variedades da planta florífera scabiosa, localizado na MiratecArts Galeria Costa, na ilha do Pico, o artista micaelense construiu o projeto “Saudade por Martim Cymbron”, composto por uma série de dez obras. Pintado num fundo acrílico, a flor destaca-se num realismo trabalhado a óleo, com a preocupação da conjugação do fundo com o elemento principal, em termos cromáticos.
No decurso da exposição, está disponível para aquisição uma coleção de dez cartões postais, relativos às pinturas originais do artista.
A exposição integrada num projeto da associação MiratecArt, estreou em 2017, no Ancoradouro, na Madalena do Pico, e já esteve patente no Museu do Pico, na Biblioteca João José da Graça, na Horta, no Atelier de Kaasfabriek, em São Jorge, no Museu das Lajes das Flores, e ainda no Museu da Graciosa.
Martim Cymbron estudou na Academia de Artes em Maasticht, na Holanda. As suas obras estão representadas em coleções privadas e em espaços públicos desde a Universidade dos Açores, na Presidência da República e no Parlamento Europeu. O artista já expôs em Nova Iorque, Mónaco, Lisboa e em várias ilhas dos Açores e venceu o Prémio World Photo Press Pintura 2010. É cofundador do projeto Arte Viva e colabora com a MiratecArts desde 2015.
A participação na inauguração decorrerá mediante inscrição prévia, através de contacto para o número de telefone 295 401 000, ou envio de e-mail para comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt (inscrições limitadas).
© GRA | Imagem: SRCCTD | PE
