
O professor Emanuel Gonçalves, Coordenador Científico e Administrador da Fundação Oceano Azul, é o convidado do próximo Fórum Autonómico, que decorre terça-feira na cidade da Horta, na ilha do Faial.
Emanuel Gonçalves é membro do Conselho de Administração da Fundação Oceano Azul e Coordenador Científico da entidade, tendo estado envolvido na criação, monitorização e implementação de Áreas Marinhas Protegidas em diversas regiões, incluindo negociações sobre o alto mar.
Foi adjunto da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, que elaborou a Estratégia Nacional para o Mar, e coordenador do grupo da União Europeia que liderou as negociações de aprovação dos Critérios Científicos da Convenção da Diversidade Biológica para identificar áreas marinhas ecológica ou biologicamente significativas (EBSAs).
É ainda membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.
O Fórum Autonómico é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos cidadãos Açorianos.
No primeiro, na ilha Graciosa, o orador convidado foi Flávio Tiago, economista. No segundo, em São Jorge, participou a engenheira do Ambiente, Ana Soeiro. Luís Andrade, especialista em Relações Internacionais foi o convida do terceiro Fórum Autonómico que decorreu na ilha do Pico. O quarto, realizou-se nas Flores, sendo a especialista em Desenvolvimento Sustentável, Joana Borges Coutinho, a oradora convidada. O último realizou-se em Santa Maria, tendo como orador convidado o consultor Miguel Rebelo de Sousa.
Na Horta, o VI Fórum Autonómico decorrerá pelas 21:00 de terça-feira, no Teatro Faialense.
© GRA | Foto: GRA | PE
