
A vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Ponta Delgada afirmou hoje que o Município de Ponta Delgada, a nível regional, assume-se como “líder exemplar na promoção da igualdade entre todos os cidadãos e da não discriminação sob qualquer forma”.
Citada em nota do município, Cristina Canto Tavares falava em representação do presidente da Câmara, Pedro Nascimento Cabral, na abertura das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que hoje se iniciou e é subordinado ao tema “Os Sabores da Interculturalidade na Promoção da Igualdade”.
“Este Dia Municipal para a Igualdade reflete o desenvolvimento de práticas de cidadania e educação promotoras da interculturalidade e é um caminho para responder, de forma democrática, aos desafios de uma sociedade que se quer inclusiva e multicultural” – adiantou.
Neste sentido, a vereadora defendeu como fundamental a “reflexão relativamente à diversidade cultural e a descentralização dos valores da nossa cultura no sentido de olhar a sociedade de forma diferente, nomeadamente as minorias”.
Segundo Cristina Canto Tavares, “é estrutural haver intervenções com vista à concretização de níveis crescentes de oportunidades e combate à discriminação”.
O Dia Municipal para a Igualdade, integrado no Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação de Ponta Delgada 2020-2023, tem como objetivo mostrar a intercuturalidade no concelho de Ponta Delgada como forma de promover a Igualdade.
O programa inclui a realização de sessões de “show cooking”, uma exposição de artesanato e música com a participação de artistas de vários vários países, nomeadamente Moçambique, Cabo Verde, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Etiópia e Índia.
Também os paladares e a música dos Açores estão em destaque durante todo o dia de hoje.
© CMPD | Foto: CMPD | PE
