
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu esta sexta-feira, em audiência, na cidade de Ponta Delgada, o Coordenador Logístico para o processo de Vacinação nos Açores, Pedro Monjardino, que agora abandona o cargo, saudando-o pela “missão cumprida e com sucesso” de vacinar contra a covid-19, de forma massificada, a população açoriana.
Citado em nota do executivo, Bolieiro afirmou que o processo de vacinação foi um desafio “complexo” onde a coordenação, quer regional quer nacional, foi decisiva, e na qual sempre existiu “diálogo, compreensão e sinergias”.
Apesar do “índice de inoculação muito significativo” na região, o processo não termina com a saída de Pedro Monjardino, advertiu.
O governante enalteceu ainda o trabalho que tem vindo a ser efetuado pelos profissionais de saúde ligados à pandemia, e destacou também o comportamento da população açoriana, quer no que diz respeito ao controlo epidemiológico quer à postura durante o processo de vacinação.
Nesta mesma ocasião, o presidente defendeu que a pandemia de covid-19 veio reforçar a importância de haver uma boa estratégica da saúde pública. O “momento excecional” criado com a doença trouxe consigo “uma nova cultura na sociedade em geral e também no Serviço Regional de Saúde para a importância estratégica da saúde pública”.
“Ganhámos uma nova consciência para a relevância da saúde pública no comportamento social. Isso terá com certeza efeitos para futuro”, assinalou.
“A situações excecionais temos de reagir com excecionalidade”, concluiu.
© GRA | Foto: MM | PE
