
Seguindo o repto lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória (CPCJPV), promoveu esta sexta-feira, 30 de abril, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, um estendal onde apela à prevenção dos maus-tratos na infância.
A iniciativa surge no âmbito das comemorações “Abril — Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância” através da qual a CPCJPV lançou o desafio às diversas escolas do concelho para que estas apresentassem t-shirts consciencializando o público em geral sobre esta temática.
O Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância tem origem em 1989, quando uma avó norte-americana amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com este gesto, Bonnie Finney pretendeu fazer com que as pessoas se questionassem sobre esta terrível realidade. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o “Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.
A escolha de uma fita de cor azul não foi ocasional, segundo revelou Bonnie Finney então à sua comunidade, o azul simbolizava a cor das lesões (nódoas negras) provocadas pelas agressões da mãe e do seu namorado que levaram à morte do neto. Desde então o “Laço Azul” passou a simbolizar uma alerta para luta pela proteção das crianças.
No estendal da Praça Francisco Ornelas da Câmara foram estendidas mais de uma centena de T-shirts, maioritamente provenientes da escola Francisco Ornelas da Câmara e em tons de azul, todas elas com o intuito de despertar a nossa consciência em relação aos maus-tratos, físicos, psíquicos e sociais contra crianças e jovens, apelando à nossa ação na prevenção, promoção e proteção dos seus direitos.
© PE


















