
Em comunicado de imprensa, assinado pelo coordenador regional, Nuno Barata, a Iniciativa Liberal (IL) reage à declaração conjunta dos líderes açorianos do PSD, CDS e PPM, anunciando uma solução governativa, relembrando que face aos resultados eleitorais “a responsabilidade de apresentar proposta e programa de governo é em primeiro lugar do PS”.
Afirmando-se oposição ao socialismo contemporâneo, a IL reitera que não apoia o PS, dependendo a seu apoio a outras soluções governativas do programa apresentado, nomeadamente em matérias como a “libertação dos açorianos do peso da administração publica. Redução da presença opressiva do governo na vida das pessoas e das empresas, via redução fiscal, simplificação de procedimentos, desburocratização e um forte compromisso com o mérito e combate à partidarização das estruturas, aplicação à região de um regime de licenciamento industrial mais simplificado”.
NOTA DE IMPRENSA DA IL NA ÍNTEGRA
“Sobre a declaração conjunta dos líderes Regionais do PSD, CDS e PPM, há a esclarecer neste momento.
A Iniciativa Liberal (IL) aguardava uma declaração com mais energia, com verdadeira vontade de resolver os problemas dos Açorianos.
A responsabilidade de apresentar proposta e programa de governo é em primeiro lugar do PS, já o dissemos no passado recente, reiteramos agora essa posição. Só depois caberá ao PSD fazê-lo. Além disso existem prazos e formalismos a cumprir que nos parecem estar a ser ou esquecidos ou ultrapassados.
Não nos apresentamos ao eleitorado como complementares ao socialismo mas sim como oposição e como tal o Partido Socialista não pode contar com o nosso apoio. O Liberalismo é antagónico com o socialismo contemporâneo.
Cabe ao PSD, num quadro de alternativa e alternância, a responsabilidade de juntar os apoios para mudar o paradigma de governação dos Açores.
O PSD diz que já tem entendimento para governo com CDS e PPM.
Faltam outros apoios parlamentares. Aguardamos que o PSD diga que programa irá apresentar, que visão concreta irá apresentar perante apoios e acordos recolhidos.
Da nossa parte são conhecidas as nossas linhas orientadoras: libertação dos açorianos do peso da administração publica. Redução da presença opressiva do governo na vida das pessoas e das empresas, via redução fiscal, simplificação de procedimentos, desburocratização e um forte compromisso com o mérito e combate à partidarização das estruturas, aplicação à região de um regime de licenciamento industrial mais simplificado.
Se for para trocar apenas umas caras e nomes e nada reformar, não há nenhum partido que possa estar à espera de acordos com a IL, Há pessoas muito válidas e competentes na administração publica Regional que não podem ser substituídas só porque há outras para ocupar lugares e que têm cartão partidário de cor diferente.
Foi este o mandato que recebemos do eleitorado e é este o mandato que temos dos nossos órgãos internos.
Os Açorianos conhecem-me o Dr. Bolieiro também me conhece, todos sabem com o que podem contar de mim e da IL.
O Coordenador Regional da Iniciativa Liberal
Nuno Barata”
© IL | Foto: DR | PE
